1Salomo war nun König über ganz Israel.2Als oberste Beamte hatte er folgende Männer eingesetzt: Asarja Ben-Zadok als Priester,3Elihoref und Ahija, die Söhne von Schischa, als Staatsschreiber, Joschafat Ben-Ahilud als Kanzler,4Benaja Ben-Jojada als Heerführer, Zadok und Abjatar als Priester,5Asarja Ben-Natan als Vorsteher der Vögte, den Priester Sabud Ben-Natan als Freund des Königs,6Ahischar als Palastverwalter und Adoniram Ben-Abda als Beauftragter für die Zwangsarbeit.7Salomo hatte Israel in zwölf Bezirke eingeteilt, die von Vögten verwaltet wurden. Diese hatten reihum je einen Monat lang die Versorgung des königlichen Hofs zu übernehmen.8Hier sind ihre Namen: Ben-Hur für das Bergland von Efraïm;9Ben-Deker für das Gebiet der Städte Makaz, Schaalbim, Bet-Schemesch, Ajalon und Bet-Hanan;10Ben-Hesed für die Stadt Arubbot, das Gebiet von Socho und das ganze Land Hefer;11Ben-Abinadab – seine Frau war Salomos Tochter Tafat – für das Hügelland von Dor;12Baana Ben-Ahilud für Taanach und Megiddo, das ganze Gebiet um Bet-Schean in der Nähe von Zaretan, unterhalb von Jesreel, von Bet-Schean bis Abel-Mehola gegenüber von Jokneam;13Ben-Geber für die Stadt Ramot in Gilead, für die Zeltdörfer Jaïr Ben-Manasses in Gilead und das Gebiet von Argob in Baschan mit 60 großen Städten, die allesamt Mauern mit Torriegeln aus Bronze hatten;14Ahinadab Ben-Iddo für das Gebiet um Mahanajim;15Ahimaaz – seine Frau war Salomos Tochter Basemat – für das Stammesgebiet von Naftali;16Baana Ben-Huschai für das Stammesgebiet von Ascher und das Gebiet um Bealot;17Joschafat Ben-Paruach für das Stammesgebiet von Issachar;18Schimi Ben-Ela für das Stammesgebiet von Benjamin;19Geber Ben-Uri für das Gebiet von Sihon, dem König der Amoriter, und Og, dem König von Baschan im Land Gilead. Für das Land Juda war nur ein Vogt zuständig.20Das Volk von Juda und Israel war zahlreich wie der Sand am Meer. Es hatte zu essen und zu trinken und war glücklich.
1E assim o rei Salomão tornou-se rei sobre todo o Israel.2Estes foram os seus principais assessores: Azarias, filho de Zadoque: o sacerdote;3Eliorefe e Aías, filhos de Sisa: secretários; Josafá, filho de Ailude: arquivista real;4Benaia, filho de Joiada: comandante do exército; Zadoque e Abiatar: sacerdotes;5Azarias, filho de Natã: responsável pelos governadores distritais; Zabude, filho de Natã: sacerdote e conselheiro pessoal do rei;6Aisar: responsável pelo palácio; Adonirão, filho de Abda: chefe do trabalho forçado.7Salomão tinha também doze governadores distritais em todo o Israel, que forneciam provisões para o rei e para o palácio real. Cada um deles tinha que fornecer suprimentos durante um mês do ano.8Estes são os seus nomes: Ben-Hur, nos montes de Efraim;9Ben-Dequer, em Macaz, Saalbim, Bete-Semes e Elom-Bete-Hanã;10Ben-Hesede, em Arubote, Socó e em toda a terra de Héfer;11Ben-Abinadabe, em Nafote-Dor[1]. Tafate, filha de Salomão, era sua mulher;12Baaná, filho de Ailude, em Taanaque e em Megido, e em toda a Bete-Seã, próxima de Zaretã, abaixo de Jezreel, desde Bete-Seã até Abel-Meolá, indo além dos limites de Jocmeão;13Ben-Geder, em Ramote-Gileade e nos povoados de Jair, filho de Manassés, em Gileade, bem como no distrito de Argobe, em Basã, e em suas sessenta grandes cidades muradas com trancas de bronze em suas portas;14Ainadabe, filho de Ido, em Maanaim;15Aimaás, em Naftali. Ele se casou com Basemate, filha de Salomão;16Baaná, filho de Husai, em Aser e em Bealote;17Josafá, filho de Parua, em Issacar;18Simei, filho de Elá, em Benjamim;19Geber, filho de Uri, em Gileade, a terra de Seom, rei dos amorreus, e de Ogue, rei de Basã. Ele era o único governador desse distrito.
As Provisões Diárias de Salomão
20O povo de Judá e de Israel era tão numeroso como a areia da praia; eles comiam, bebiam e eram felizes.21E Salomão governava todos os reinos, desde o Eufrates[2] até a terra dos filisteus, chegando até a fronteira do Egito. Esses reinos traziam tributos e foram submissos a Salomão durante toda a sua vida.22As provisões diárias de Salomão eram trinta tonéis[3] da melhor farinha e sessenta tonéis de farinha comum,23dez cabeças de gado engordado em cocheiras, vinte de gado engordado no pasto e cem ovelhas e bodes, bem como cervos, gazelas, corças e aves escolhidas.24Ele governava todos os reinos a oeste do Eufrates, desde Tifsa até Gaza, e tinha paz em todas as fronteiras.25Durante a vida de Salomão, Judá e Israel viveram em segurança, cada homem debaixo da sua videira e da sua figueira, desde Dã até Berseba.26Salomão possuía quatro[4] mil cocheiras para cavalos de carros de guerra, e doze mil cavalos[5].27Todo mês um dos governadores distritais fornecia provisões ao rei Salomão e a todos os que vinham participar de sua mesa. Cuidavam para que não faltasse nada.28Também traziam ao devido lugar suas quotas de cevada e de palha para os cavalos de carros de guerra e para os outros cavalos.
A Sabedoria de Salomão
29Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar.30A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os homens do oriente e do que toda a sabedoria do Egito.31Ele era mais sábio do que qualquer outro homem, mais do que o ezraíta Etã; mais sábio do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol. Sua fama espalhou-se por todas as nações em redor.32Ele compôs três mil provérbios, e os seus cânticos chegaram a mil e cinco.33Descreveu as plantas, desde o cedro do Líbano até o hissopo que brota nos muros. Também discorreu sobre os quadrúpedes, as aves, os animais que se movem rente ao chão e os peixes.34Homens de todas as nações vinham ouvir a sabedoria de Salomão. Eram enviados por todos os reis que tinham ouvido falar de sua sabedoria.