OL.NVIP

  • DBU
  • ELB
  • EU
  • GNB
  • HFA
  • LUT
  • MENG
  • NeÜ
  • NGÜ
  • NLB
  • SLT
  • ZB

Psalm 77 | O Livro Nova Versão Internacional

Psalm 77 | O Livro

Salmo de Asafe. Para o diretor do coro, Jedutun.

1 Clamo a Deus, elevo-lhe a minha voz; tenho-me dirigido a ele para que me ouça.* 2 Quando me encontrava angustiado procurei o Senhor. Durante toda a noite levantei-lhe, sem cessar, as minhas mãos em oração; recusava qualquer tipo de consolação. 3 Pensava em Deus e gemia; queixava-me e o meu espírito desfalecia. (Pausa) 4 Fugia-me o sono; estava tão perturbado que nem conseguia orar. 5 Lembrava-me dos dias passados, de há já muito tempo, 6 em que enchia as noites de cânticos; comecei então a refletir e examinar-me. 7 Será que o Senhor nos rejeitará para sempre e nunca mais nos será favorável? 8 Terá a sua bondade terminado definitivamente? As suas promessas, que se têm cumprido de geração em geração, terão agora falhado? 9 Ter-se-á Deus esquecido da misericórdia ou a sua cólera sido maior que o seu amor? (Pausa) 10 Então disse para mim mesmo: “O mal está em mim!” Terá o poder da mão de Deus deixado de ser o mesmo? 11 Recordarei, pois, as obras do SENHOR, todos os seus milagres maravilhosos, desde os tempos da antiguidade. 12 Meditarei em todos os teus feitos, recordá-los-ei de novo no meu espírito. 13 Ó Deus, os teus caminhos são santos; onde encontrarei um deus poderoso como tu? 14 És o Deus que opera maravilhas; tornas conhecida a tua força entre os povos. 15 Salvaste-nos com a força do teu braço, a nós, o teu povo, os filhos de Jacob e José. (Pausa) 16 Quando as águas do mar Vermelho te viram, recuaram de medo e o fundo do mar tremeu. 17 Grossas nuvens se desfizeram em chuva; os céus ecoaram com trovões, foram atravessados de ponta a ponta com relâmpagos. 18 O barulho dos trovões encheu os ares; a luz dos relâmpagos acendeu-se sobre o mundo; a terra tremeu e foi sacudida. 19 Abriste um caminho pelo meio do mar, uma estrada através do mar alto; um caminho que nunca ninguém tinha visto. 20 Foi assim que guiaste o teu povo, como um rebanho, pela mão de Moisés e Aarão.

O Livro TM Copyright © 1981, 1999, 2017 by Biblica, Inc. Used with permission. All rights reserved worldwide. “Biblica”, “International Bible Society” and the Biblica Logo are trademarks registered in the United States Patent and Trademark Office by Biblica, Inc. Used with permission.

Nova Versão Internacional

Para o mestre de música. Ao estilo de Jedutum. Salmo da família de Asafe.

1 Clamo a Deus por socorro; clamo a Deus que me escute. 2 Quando estou angustiado, busco o Senhor; de noite estendo as mãos sem cessar; a minha alma está inconsolável! 3 Lembro-me de ti, ó Deus, e suspiro; começo a meditar, e o meu espírito desfalece. Pausa 4 Não me permites fechar os olhos; tão inquieto estou que não consigo falar. 5 Fico a pensar nos dias que se foram, nos anos há muito passados; 6 de noite recordo minhas canções. O meu coração medita, e o meu espírito pergunta: 7 Irá o Senhor rejeitar-nos para sempre? Jamais tornará a mostrar-nos o seu favor? 8 Desapareceu para sempre o seu amor? Acabou-se a sua promessa? 9 Esqueceu-se Deus de ser misericordioso? Em sua ira refreou sua compaixão? Pausa 10 Então pensei: “A razão da minha dor é que a mão direita do Altíssimo não age mais”.* 11 Recordarei os feitos do SENHOR; recordarei os teus antigos milagres. 12 Meditarei em todas as tuas obras e considerarei todos os teus feitos. 13 Teus caminhos, ó Deus, são santos. Que deus é tão grande como o nosso Deus? 14 Tu és o Deus que realiza milagres; mostras o teu poder entre os povos. 15 Com o teu braço forte resgataste o teu povo, os descendentes de Jacó e de José. Pausa 16 As águas te viram, ó Deus, as águas te viram e se contorceram; até os abismos estremeceram. 17 As nuvens despejaram chuvas, ressoou nos céus o trovão; as tuas flechas reluziam em todas as direções. 18 No redemoinho, estrondou o teu trovão, os teus relâmpagos iluminaram o mundo; a terra tremeu e sacudiu-se. 19 A tua vereda passou pelo mar, o teu caminho pelas águas poderosas, e ninguém viu as tuas pegadas. 20 Guiaste o teu povo como a um rebanho pela mão de Moisés e de Arão.