Sprüche 24 | 圣经当代译本修订版 O Livro

Sprüche 24 | 圣经当代译本修订版
1 不要羡慕恶人, 不要向往与他们为友; 2 因为他们心里图谋暴行, 口中谈论恶事。 3 家靠智慧而建立, 靠悟性而稳固, 4 借知识而充满各种珍宝。 5 智者充满能力, 哲士力上加力。 6 出征打仗,要凭智谋; 谋士众多,胜券在握。 7 智慧对愚人高不可及, 他在城门口沉默不语。 8 图谋作恶的必被称为阴谋家。 9 愚人的计谋是罪恶, 人人都厌恶嘲讽者。 10 逆境中丧胆的是弱者。 11 被拉去屠杀的,你要抢救; 踉跄受死的,你要拦阻。 12 不要推说自己毫不知情, 鉴察人心的主洞悉一切, 保守你生命的上帝知情, 祂必按你的行为报应你。 13 孩子啊,你要吃美好的蜂蜜, 蜂房滴下的蜜甘甜可口。 14 智慧同样使你的心灵甘甜; 你若找到智慧,前途必光明, 盼望也不会幻灭。 15 不要像恶人一样暗算义人, 破坏他的家。 16 因为义人跌倒七次也必起来, 恶人却被灾祸击垮。 17 仇敌跌倒,不要幸灾乐祸; 仇敌败落,不要心里欢喜。 18 否则,耶和华看见会不悦, 不再向仇敌发烈怒。 19 不要因恶人而愤愤不平, 也不要羡慕歹徒; 20 因为恶人毫无前途, 恶人的灯终必熄灭。 21 孩子啊,要敬畏耶和华和君王, 不要跟反复无常之徒为伍。 22 因为灾祸必骤然临到他们, 谁知道耶和华和君王如何毁灭他们?

其他智言

23 以下也是智者的箴言: 判案时偏袒实为不善。 24 判恶人无罪的, 必遭万人咒诅, 为列国痛恨。 25 责备恶人的必有欢乐, 美好的福气必临到他。 26 诚实的回答如同友好的亲吻。 27 要安排好外面的事, 把田间的工作准备妥当, 然后建造房屋。 28 别无故作证害邻舍, 也不可撒谎欺骗人。 29 不可说:“别人怎样待我, 我就怎样待他; 我要照他所做的报复他。” 30 我走过懒惰人的田地和无知者的葡萄园, 31 那里荆棘遍地, 刺草丛生, 石墙倒塌。 32 我仔细思想所见之事, 领悟到一个教训: 33 再睡一会儿, 打个盹儿, 抱着手躺一会儿, 34 贫穷必像强盗一样临到你, 缺乏必像武士一样扑向你。

Chinese Contemporary Bible TM (Simplified Script) (圣经当代译本修订版 TM) Copyright © 1979, 2005, 2007, 2011 by Biblica, Inc. Used with permission. All rights reserved worldwide. “Biblica”, “International Bible Society” and the Biblica Logo are trademarks registered in the United States Patent and Trademark Office by Biblica, Inc. Used with permission.

O Livro

Conselho 19

1 Não tenhas inveja de tudo o que os pecadores fazem, nem procures a sua convivência. 2 Pois passam o tempo tramando violência e forjando mentiras.

Conselho 20

3 A casa tem de ser arquitetada com inteligência e é por meio de planos bem estudados que ela se consolida e se faz. 4 É por meio do conhecimento que se pode enriquecer com coisas preciosas e agradáveis.

Conselho 21

5 Uma pessoa com bom senso e sabedoria tem muita força. Uma pessoa inteligente, com uma rica experiência de vida, redobra a sua própria força natural. 6 Pois é justamente com essa sabedoria que se faz a táctica da guerra, mais do que com a força. A vitória é, em geral, para os que lutaram tendo chefes inteligentes e generais por bons conselheiros. 7 A sabedoria é coisa demasiado inacessível para os loucos; nas assembleias serão incapazes de abrir a boca.

Conselho 22 Conselho 23

8 Quem está sempre a planear o mal fica conhecido como malfeitor. 9 A intriga do insensato é pecado; e o escarnecedor é desprezado por todas as pessoas. 10 Se te mostrares fraco, quando chegam as angústias, é porque a tua energia é realmente pouca!

Conselho 24 Conselho 25

11 Faz tudo para livrares os que estão condenados à morte; não fiques indiferente perante o seu destino. 12 Não fujas às responsabilidades, dizendo: “Mas eu não sabia de nada!” Deus, que conhece os corações, não saberá bem o que se passa no teu? Não dará Deus a cada um segundo as suas obras?

Conselho 26

13 Come mel, meu filho, porque é um bom alimento e doce ao paladar. 14 Pois assim é também a sabedoria para a tua alma. Se te encheres dela, terás um futuro feliz, diante de ti, e as tuas esperanças realizar-se-ão.

Conselho 27

15 Não espies a morada do justo, ó homem perverso! Deixa-o em paz! 16 Sabes bem que um justo, ainda que o faças cair sete vezes, de todas se levantará; mas tu, basta caíres uma vez, para ficares liquidado.

Conselho 28

17 Não te alegres com a queda do teu inimigo, nem quando vier a ficar em apuros. 18 Pois o SENHOR, ao verificar a tua atitude, certamente te desaprova, e até deixará de castigar o teu inimigo.

Conselho 29

19 Não tenhas inveja da aparente boa sorte que, por vezes, parece que têm os malfeitores. Não te preocupes com isso. 20 Porque para os pecadores não há futuro de paz; a sua lâmpada apagar-se-á.

Conselho 30

21 Teme ao SENHOR, meu filho. Honra o chefe da tua nação e nunca te associes com rebeldes. 22 Porque, de repente, serás arrastado com eles para a ruína. E depois? Onde é que tudo isso vai acabar? 23 Eis mais alguns provérbios dos sábios: Não está certo, num tribunal, fazer-se distinção entre pessoas; julgar uns diferentemente doutros, segundo a sua categoria social. 24 Um juiz que declare inocente um malfeitor será condenado pela sociedade e repudiado pela nação. 25 Mas quem o condenar será louvado e receberá bênçãos. 26 É uma honra e uma prova de simpatia* o receber-se respostas francas e honestas. 27 Arruma primeiro os teus negócios no exterior e trata bem dos teus campos; depois, podes edificar a tua casa. 28 Não testemunhes sem motivo contra o teu próximo. Porque havias de mentir contra ele, se está inocente? 29 Não digas: “Vou aproveitar para ajustar contas com ele. Há de pagar-me tudo o que me fez!” 30 Passei pelo campo dum preguiçoso, e pela vinha do insensato. 31 Vi-o coberto de mato, espinhos e cardos, e a cercadura estava derribada. 32 Perante isto, fiquei a pensar e tirei para mim esta lição: 33 A fazer mais uma soneca agora, descansando mais um bom pedaço daqui a pouco, relaxando com os braços cruzados um bocado mais tarde. 34 É assim que a pobreza surpreende uma pessoa, sem se dar por isso, como o assalto dum ladrão, como o ataque dum homem violento.