Sprüche 31 | O Livro Nova Versão Internacional

Sprüche 31 | O Livro

Provérbios do rei Lemuel

1 Palavras do rei Lemuel, que a sua mãe lhe transmitiu e ensinou: 2 Ó meu filho, filho das minhas entranhas, tu, a quem eu consagrei a Deus, 3 não gastes as tuas energias com mulheres, não entregues o teu destino às que até são capazes de levar reis à ruína. 4 Não convém que os reis, ó Lemuel, se deixem vencer pelo vinho e outras bebidas alcoólicas. 5 Porque se se derem à bebida, virão a esquecer os seus deveres e não saberão fazer justiça aos oprimidos. 6 As bebidas alcoólicas podem ajudar doentes, que estão para morrer, ou os que vivem deprimidos. 7 Bebendo, não se lembram mais da sua pobreza e miséria. 8 Não feches a boca, se puderes contribuir para ajudar os que não sabem se defender, e por todos os desamparados. 9 Não te cales, pois deves intervir sempre a favor dos necessitados, exigindo que se lhes faça justiça.

A esposa de carácter nobre

10 Não é fácil encontrar uma mulher virtuosa; o seu valor ultrapassa em muito o das mais finas joias. 11 O seu marido tem confiança nela e os recursos materiais nunca lhe faltarão. 12 Nunca se tornará um empecilho para o seu esposo; pelo contrário, sempre o ajudará a vida toda. 13 Escolhe lã e linho, e vai costurando e trabalhando, com gosto, com as suas mãos. 14 Tal como um navio mercante, ela traz de longe os alimentos necessários à sua casa. 15 Levanta-se cedo, escuro ainda, para preparar as refeições para a família e distribuir o trabalho pelas suas empregadas. 16 Se é preciso comprar um terreno, vai pessoalmente examiná-lo com cuidado; ela própria cultiva a sua vinha com o produto do trabalho. 17 Concentra as energias e procura ganhar forças para o trabalho que lhe compete. 18 É cuidadosa em tudo o que compra; durante a noite há sempre uma luz acesa na casa. 19 Pega, de boa vontade, nas suas costuras, nas suas malhas. 20 Confeciona roupa para os necessitados, a quem as oferece com generosidade. 21 Também não tem receio do inverno, para a família, porque tem roupa quente suficiente para todos. 22 Prepara cobertores, lençóis, toalhas e cortinas com tecidos escolhidos; a roupa com que se veste é fina e de boa qualidade. 23 O seu marido é conhecido pela sua dignidade e pela sua participação honesta na vida cívica da localidade. 24 Ela própria também faz roupas de linho fino que vende aos negociantes. 25 É uma mulher com energia e dignidade e não tem medo da velhice. 26 Quando fala é com graça e sabedoria; há bondade em tudo quanto diz. 27 Zela pelo governo da casa; para ela não há preguiça. 28 Os seus filhos bendizem-na; e o marido louva-a, dizendo: 29 “Há muita mulher virtuosa neste mundo, mas tu és superior a todas!” 30 Os encantos femininos podem enganar; a beleza não dura sempre. Mas uma mulher que ama e teme o SENHOR, essa merece todos os elogios. 31 Louvem-na por tudo o que faz e os seus atos virtuosos serão reconhecidos publicamente.

O Livro TM Copyright © 1981, 1999, 2017 by Biblica, Inc. Used with permission. All rights reserved worldwide. “Biblica”, “International Bible Society” and the Biblica Logo are trademarks registered in the United States Patent and Trademark Office by Biblica, Inc. Used with permission.

Nova Versão Internacional

Ditados do Rei Lemuel

1 Ditados do rei Lemuel; uma exortação que sua mãe lhe fez:* 2 “Ó meu filho, filho do meu ventre, filho de meus votos,* 3 não gaste sua força com mulheres, seu vigor com aquelas que destroem reis. 4 “Não convém aos reis, ó Lemuel; não convém aos reis beber vinho, não convém aos governantes desejar bebida fermentada, 5 para não suceder que bebam e se esqueçam do que a lei determina e deixem de fazer justiça aos oprimidos. 6 Dê bebida fermentada aos que estão prestes a morrer, vinho aos que estão angustiados; 7 para que bebam e se esqueçam da sua pobreza, e não mais se lembrem da sua infelicidade. 8 “Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. 9 Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados”.

Epílogo: A Mulher Exemplar

10 * Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. 11 Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. 12 Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. 13 Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos. 14 Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões. 15 Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa e dá tarefas às suas servas. 16 Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha. 17 Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos. 18 Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite. 19 Nas mãos segura o fuso e com os dedos pega a roca. 20 Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres. 21 Não teme por seus familiares quando chega a neve, pois todos eles vestem agasalhos*. 22 Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura. 23 Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra. 24 Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes. 25 Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. 26 Fala com sabedoria e ensina com amor. 27 Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça. 28 Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: 29 “Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”. 30 A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o SENHOR será elogiada. 31 Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade.