Hiob 28 | O Livro Nova Versão Internacional

Hiob 28 | O Livro

Onde se encontrará a sabedoria?

1 Os homens sabem onde encontrar a prata nas minas e como refinar o ouro. 2 Conhecem a forma de extrair da terra o ferro e de tirar o cobre das rochas. 3 Eles sabem como iluminar a escuridão, de forma a perfurar uma mina, no interior da Terra, explorando os seus recantos mais profundos. 4 Penetram no seu interior rochoso, onde reinam trevas sinistras, descendo com cordas, balançando dum lado para o outro. 5 Os homens sabem, igualmente, como tirar alimento da superfície da Terra, enquanto no seu interior arde fogo. 6 Conhecem a forma de encontrar safiras e pepitas de ouro; 7 tesouros que não há ave de rapina que possa descobrir, nem olho do falcão que destrince, pois estão no fundo das minas. 8 Não são coisas que os animais altivos pisem nos campos; o leão nunca lhes pôs a pata em cima. 9 Os homens são capazes de rebentar duras pedreiras e de revolver as raízes dos montes. 10 Abrem túneis no meio de rochedos e deixam a descoberto pedras preciosas. 11 Prendem as correntes de águas com barragens; trazem à luz o que estava escondido. 12 Mas onde se encontrará a sabedoria? Onde habita o entendimento? 13 Não sabem como obter tais coisas; o facto é que não se encontram entre os seres vivos. 14 ‘Não está aqui!’, dizem os oceanos. ‘Nem aqui!’, respondem os mares. 15 Não podem ser adquiridas com ouro ou prata, 16 ainda que fosse com todo o ouro de Ofir, ou com pedras preciosas de ónix ou safira. 17 A sabedoria é algo muito mais precioso que ouro ou cristal; não pode ser comprada com ricas joias de ouro, cravejadas de pedras preciosas. 18 O coral e o cristal perdem o seu brilho e valor ao lado dela; o seu preço é bem acima dos rubis. 19 Topázios de Cuche não chegam para comprá-la, nem sequer todo o ouro, do mais puro. 20 Mas, então, onde é que podemos obtê-la? Onde é que a podemos achar? 21 Está escondida dos olhos de toda a humanidade; nem a vista penetrante de certas aves consegue descobri-la. 22 No entanto, a destruição e a morte dizem: ‘Só conhecemos de ouvir!’ 23 Deus, claro está, sabe onde é que ela se pode achar, 24 pois estende a sua vista através da Terra inteira, duma à outra extremidade dos céus. 25 Faz soprar os ventos e põe limites aos oceanos. 26 Estabeleceu leis para as chuvas e para o desencadear dos relâmpagos. 27 Sim, ele sabe onde se encontra a sabedoria e di-lo a todos os que estiverem dispostos a escutar; foi ele quem a estabeleceu e a examinou detalhadamente. 28 É isto aquilo que ele diz a toda a humanidade: ‘Escutem! O temor o Senhor é isso, a genuína sabedoria! A verdadeira inteligência está no afastar-se do mal!’ ”

O Livro TM Copyright © 1981, 1999, 2017 by Biblica, Inc. Used with permission. All rights reserved worldwide. “Biblica”, “International Bible Society” and the Biblica Logo are trademarks registered in the United States Patent and Trademark Office by Biblica, Inc. Used with permission.

Nova Versão Internacional
1 “Existem minas de prata e locais onde se refina ouro. 2 O ferro é extraído da terra, e do minério se funde o cobre. 3 O homem dá fim à escuridão e vasculha os recônditos mais remotos em busca de minério, nas mais escuras trevas. 4 Longe das moradias ele cava um poço, em local esquecido pelos pés dos homens; longe de todos, ele se pendura e balança. 5 A terra, da qual vem o alimento, é revolvida embaixo como que pelo fogo; 6 das suas rochas saem safiras, e seu pó contém pepitas de ouro. 7 Nenhuma ave de rapina conhece aquele caminho oculto, e os olhos de nenhum falcão o viram. 8 Os animais altivos não põem os pés nele, e nenhum leão ronda por ali. 9 As mãos dos homens atacam a dura rocha e transtornam as raízes das montanhas. 10 Fazem túneis através da rocha, e os seus olhos enxergam todos os tesouros dali. 11 Eles vasculham* as nascentes dos rios e trazem à luz coisas ocultas. 12 “Onde, porém, se poderá achar a sabedoria? Onde habita o entendimento? 13 O homem não percebe o valor da sabedoria; ela não se encontra na terra dos viventes. 14 O abismo diz: ‘Em mim não está’; o mar diz: ‘Não está comigo’. 15 Não pode ser comprada, mesmo com o ouro mais puro, nem se pode pesar o seu preço em prata. 16 Não pode ser comprada nem com o ouro puro de Ofir, nem com o precioso ônix, nem com safiras. 17 O ouro e o cristal não se comparam com ela, e é impossível tê-la em troca de joias de ouro. 18 O coral e o jaspe nem merecem menção; o preço da sabedoria ultrapassa o dos rubis. 19 O topázio da Etiópia* não se compara com ela; não se compra a sabedoria nem com ouro puro! 20 “De onde vem, então, a sabedoria? Onde habita o entendimento? 21 Escondida está dos olhos de toda criatura viva, até das aves dos céus. 22 A Destruição* e a Morte dizem: ‘Aos nossos ouvidos só chegou um leve rumor dela’. 23 Deus conhece o caminho; só ele sabe onde ela habita, 24 pois ele enxerga os confins da terra e vê tudo o que há debaixo dos céus. 25 Quando ele determinou a força do vento e estabeleceu a medida exata para as águas, 26 quando fez um decreto para a chuva e o caminho para a tempestade trovejante, 27 ele olhou para a sabedoria e a avaliou; confirmou-a e a pôs à prova. 28 Disse então ao homem: ‘No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento’ ”.