Prediger 10 | O Livro Nova Versão Internacional

Prediger 10 | O Livro
1 As moscas mortas são capazes de estragar e fazer cheirar mal um frasco do melhor perfume. Sim, um pequeno erro pode anular os efeitos da sabedoria e da honra! 2 O coração dum indivíduo sábio levá-lo-á à prática do que é reto; o dum louco, conduzi-lo-á para o mal. 3 Podes identificar um doido até pela forma como anda na rua! 4 Se aquele que manda se irrita contra ti, não reajas precipitadamente! Uma atitude pacífica e calma é remédio que neutraliza grandes conflitos. 5 Vi outro mal, enquanto observava a vida, uma situação triste, respeitante a reis e governantes. 6 Vi tolos a quem se deu grande autoridade e ricos a quem não se deu honra alguma. 7 Vi também servos andando a cavalo e nobres deslocando-se a pé, como servos. 8 Quem fizer uma cova cairá nela; quem derrubar um muro, uma cobra o morderá! 9 Quem andar a acarretar pedras, acabará por ser maltratado por elas. O que racha lenha corre riscos! 10 Se o ferro do machado estiver embotado, precisará de mais força. Sê sábio e afia a lâmina. 11 Se a cobra morder antes de estar encantada, é inútil o trabalho do encantador. 12 É agradável ouvir palavras sábias, mas o falar dum louco leva-o à ruína. 13 Basta que comece por uma falsa premissa, para que qualquer conclusão a que chegue seja ridícula. 14 O insensato sabe tudo sobre o futuro e conta-o a toda a gente, mas poderá alguém realmente saber o que irá acontecer? 15 O tolo fica esgotado com qualquer esforço e depois não sabe orientar-se. 16 Ai da terra cujo rei for uma criança e cujos líderes, logo pela manhã, já estão embriagados! 17 Feliz a terra cujos governantes receberam uma educação cuidada e cujos chefes se alimentam, não com intemperança, mas para ganharem mais forças para novas tarefas! 18 A preguiça faz enfraquecer o telhado; depressa os barrotes começam a apodrecer. 19 Uma festa dá sempre alegria e o vinho transmite satisfação, mas é com dinheiro que se consegue tudo isso. 20 Nunca digas mal do rei, nem sequer em pensamento; tão-pouco do rico digas mal, porque um pássaro lhes dará a conhecer aquilo que disseste.

O Livro TM Copyright © 1981, 1999, 2017 by Biblica, Inc. Used with permission. All rights reserved worldwide. “Biblica”, “International Bible Society” and the Biblica Logo are trademarks registered in the United States Patent and Trademark Office by Biblica, Inc. Used with permission.

Nova Versão Internacional
1 Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra. 2 O coração do sábio se inclina para o bem, mas o coração do tolo, para o mal*. 3 Mesmo quando anda pelo caminho, o tolo age sem o mínimo bom senso e mostra a todos que não passa de tolo. 4 Se a ira de uma autoridade se levantar contra você, não abandone o seu posto; a tranquilidade evita grandes erros. 5 Há outro mal que vi debaixo do sol, um erro cometido pelos que governam: 6 tolos são postos em cargos elevados, enquanto ricos ocupam cargos inferiores. 7 Tenho visto servos andando a cavalo, e príncipes andando a pé, como servos. 8 Quem cava um poço cairá nele; quem derruba um muro será picado por uma cobra. 9 Quem arranca pedras com elas se ferirá; quem racha lenha se arrisca. 10 Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso. 11 Se a cobra morder antes de ser encantada, para que servirá o encantador? 12 As palavras do sábio lhe trazem benefícios, mas os lábios do insensato o destroem. 13 No início as suas palavras são mera tolice, mas no final são loucura perversa. 14 Embora o tolo fale sem parar, ninguém sabe o que está para vir; quem poderá dizer a outrem o que lhe acontecerá depois? 15 O trabalho do tolo o deixa tão exausto que ele nem consegue achar o caminho de casa*. 16 Pobre da terra cujo rei é jovem demais e cujos líderes fazem banquetes logo de manhã. 17 Feliz é a terra cujo rei é de origem nobre, e cujos líderes comem no devido tempo para recuperar as forças, e não para embriagar-se. 18 Por causa da preguiça, o telhado se enverga; por causa das mãos indolentes, a casa tem goteiras. 19 O banquete é feito para divertir, e o vinho torna a vida alegre, mas isso tudo se paga com dinheiro. 20 Nem em pensamento insulte o rei! Nem mesmo em seu quarto amaldiçoe o rico! Porque uma ave do céu poderá levar as suas palavras, e seres alados poderão divulgar o que você disser.