Psalm 90 | 圣经当代译本修订版 O Livro

Psalm 90 | 圣经当代译本修订版

上帝与世人

上帝的仆人摩西的祈祷。

1 主啊, 你是我们世世代代的居所。 2 群山尚未诞生, 大地和世界还未形成, 从亘古到永远,你是上帝。 3 你叫人归回尘土, 说:“世人啊,归回尘土吧。” 4 在你眼中, 千年如一日,又如夜里的一更。 5 你像急流一般把世人冲走, 叫他们如梦消逝。 他们像清晨的嫩草, 6 清晨还生机盎然, 傍晚就凋谢枯萎。 7 你的怒气使我们灭亡, 你的愤怒使我们战抖。 8 你知道我们的罪恶, 对我们隐秘的罪了如指掌。 9 我们活在你的烈怒之下, 一生就像一声叹息飞逝而去。 10 我们一生七十岁, 强壮的可活八十岁, 但人生最美好的时光也充满劳苦和愁烦, 生命转瞬即逝, 我们便如飞而去。 11 谁明白你愤怒的威力? 有谁因为明白你的烈怒而对你心存敬畏呢? 12 求你教导我们明白人生有限, 使我们做有智慧的人。 13 耶和华啊,我还要苦候多久呢? 求你怜悯你的仆人。 14 求你在清晨以慈爱来满足我们, 使我们一生欢喜歌唱。 15 你使我们先前经历了多少苦难和不幸的岁月, 求你也赐给我们多少欢乐的岁月。 16 求你让仆人们看见你的作为, 让我们的后代看见你的威荣。 17 愿主——我们的上帝恩待我们, 使我们所做的亨通, 使我们所做的亨通。

Chinese Contemporary Bible TM (Simplified Script) (圣经当代译本修订版 TM) Copyright © 1979, 2005, 2007, 2011 by Biblica, Inc. Used with permission. All rights reserved worldwide. “Biblica”, “International Bible Society” and the Biblica Logo are trademarks registered in the United States Patent and Trademark Office by Biblica, Inc. Used with permission.

O Livro

Oração de Moisés, o homem de Deus.

1 Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, através dos tempos. 2 Antes de formares as montanhas, antes mesmo de criares a Terra e todo o universo, sim, desde a eternidade tu és Deus. 3 Tu falas e fazes voltar a criatura humana ao pó de onde veio. 4 Mil anos são para ti apenas como o dia de ontem que se foi ou como uma simples hora que passa, durante a noite. 5 Nós passamos, no tempo, tão rapidamente como uma corrente de água. A vida passa como o sono, como a relva que floresce de madrugada. 6 Somos como a relva que, de manhã, é verde; depois, sendo cortada, murcha antes que caia a noite. 7 Se a tua severidade se acende, somos consumidos; se cairmos na alçada da tua condenação, o teu castigo nos esmagará. 8 A nossa maldade está exposta diante de ti; o nosso pecado oculto é revelado sob a luz da tua face. 9 Não é de admirar que os nossos dias se tornem longos e pesados sob a tua indignação; os nossos anos vão-se como um suspiro. 10 A duração da nossa vida é setenta anos; se alguns, pela sua robustez, chegam aos oitenta, o que a vida lhes dá é só cansaço e aborrecimento; o tempo passa tão rápido que temos a sensação de voarmos. 11 Quem é capaz de avaliar a força da tua ira? Quem não teme a violência do teu desagrado? 12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que os nossos corações se encham de sabedoria. 13 Volta-te para nós, SENHOR! Até quando teremos de esperar? Sê benigno para connosco os que te servimos. 14 Pela manhã, satisfaz-nos com a tua bondade e teremos alegria até ao fim das nossas vidas. 15 Dá-nos a felicidade por tanto tempo quanto aquele em que fomos afligidos e em que passámos por dias muito difíceis. 16 Que possamos de novo ver as tuas maravilhas! Que os nossos filhos se familiarizem com a tua glória no meio do povo que te serve! 17 Que o favor do Senhor nosso Deus seja sobre nós! Consolida tu próprio o trabalho que fazemos! Sim, confirma aquilo que fazem as nossas mãos!