11耶和华又对我说:“耶利米,你看见什么?”我说:“我看见一根杏树枝。”12耶和华说:“不错。我必实现我说过的话。”13耶和华又对我说:“你看见什么?”我回答说:“我看见一锅煮沸的水,从北方倾倒下来。”14耶和华说:“不错。因为有灾祸要从北方降临到这地方的一切居民。15我要召来北方各国,他们要在耶路撒冷的城门自立王位,攻打耶路撒冷周围的城墙和犹大各城邑。这是耶和华说的。16我要审判他们,因为他们犯罪作恶,背弃我,给别的神明烧香,又跪拜自己制造的神像。17现在,你要做好准备,去把我吩咐你的话告诉他们。不要惧怕他们,不然我将使你在他们面前充满恐惧。18看啊,今天我已使你成为坚城、铁柱、铜墙,来对抗整个犹大,对抗犹大的君王、首领、祭司和境内的众民。19他们必攻击你,但绝不能胜过你,因为我与你同在,我必拯救你。这是耶和华说的。”
O Livro
1Estas são as mensagens de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que viveu na cidade de Anatote, na terra de Benjamim.2A primeira destas mensagens do SENHOR foi-lhe transmitida no décimo terceiro ano do reinado de Josias, filho a Amom, rei de Judá.3As outras foram-lhe transmitidas no reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, e em várias outras vezes, até ao quinto mês* do décimo primeiro ano do reinado de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, em que Jerusalém foi tomada e o seu povo levado cativo, como escravos.
A chamada de Jeremias
4O SENHOR disse-me:5“Conheci-te antes que fosses formado dentro do ventre de tua mãe; antes de teres nascido te santifiquei e te nomeei como meu profeta entre as nações.”6“Oh! SENHOR Deus!”, disse eu. “Não posso fazer isso! Sou ainda tão novo! Sou apenas um moço!”7“Não digas isso!”, replicou-me. “Porque irás onde eu te mandar e dirás tudo o que eu te indicar.8Não tenhas medo do povo, porque eu, o SENHOR, serei contigo para te livrar!”9Então tocou-me na boca e disse: “Vê, coloquei as minhas palavras na tua boca!10Hoje começa o teu serviço de advertir as nações e os governos do mundo. De acordo com as minhas palavras, ditas através da tua boca, derribarei alguns deles para os liquidar, e estabelecerei outros e os alimentarei, tornando-os fortes e grandes.”11Então o SENHOR disse-me: “Repara, Jeremias! O que vês tu?” Respondi: “Vejo uma vara feita de um ramo de amendoeira!”12“É verdade! Isso significa que estou atento para que a minha palavra se cumpra*.”13Depois o SENHOR tornou a perguntar-me: “E agora que vês tu?” Respondi: “Vejo um recipiente com água a ferver, virado para o sul e derramando-se sobre Judá.”14“Sim, é isso mesmo! Porque um terror vindo do norte ferverá sobre todo o povo desta terra.15Estou a convocar os exércitos nas nações do norte para que venham a Jerusalém e ponham os seus tronos nas entradas da cidade e ao longo das suas muralhas, assim como em todas as outras cidades de Judá.16Esta é a forma como hei de castigar o meu povo, por me ter abandonado e por ter queimado incenso a outros deuses, a ídolos feitos por eles próprios!17Levanta-te e veste-te! Vai dizer-lhes tudo o que eu te disser! Não tenhas receio, pois doutra forma não terás a força necessária para os confrontares.18Porque farei com que te tornes inabalável perante os seus ataques. Eles não poderão ferir-te. Serás tão forte como uma cidade fortificada, impossível de capturar, como uma coluna de ferro, como pesados portões de bronze. Nenhum rei de Judá, nem os seus nobres ou sacerdotes, nem o povo, poderá prevalecer contra ti.19Eles tentarão, mas não conseguirão, pois estou contigo, diz o SENHOR, eu te livrarei!”
Diese Website verwendet Cookies, um Ihnen die bestmögliche Nutzererfahrung bieten zu können.