Ajuda

O Livro

O divórcio

1-2 Após ter dado estes ensinos, Jesus saiu da Galileia e passou pela outra margem do Jordão para voltar para a Judeia. Grandes multidões o seguiam, e curou os doentes.
3 Alguns fariseus foram ter com Jesus, para o experimentar, e perguntaram-lhe: "Permites o divórcio?"
4-6 "Não lêem as Escrituras? Nelas está escrito que, no princípio, Deus criou o homem e a mulher, e que o homem deve deixar seu pai e sua mãe e unir-se para toda a vida à mulher que escolheu. Assim os dois passam a ser um; não serão mais dois, mas um só. E nenhum homem tem direito de separar o que Deus juntou."
7 "Então", tornaram os fariseus, "porque disse Moisés que um homem pode divorciar-se da sua mulher, mandando-a embora só com uma carta de despedimento?"
8-9 "Moisés fez isso por causa da dureza e maldade do vosso coração, mas não era assim que Deus queria. E agora vos digo que todo aquele que se divorciar da sua mulher, salvo em caso de infidelidade, e se casar com outra, comete adultério."
10 Os discípulos disseram-lhe: "Sendo assim o melhor é não casar!"
11-12 "Nem todos podem aceitar isso; só aqueles a quem Deus ajuda. Alguns nascem já incapazes para o casamento, e outros há que são incapacitados pelos homens, e alguns outros, ainda, não querem casar-se por causa do reino dos céus. Quem puder, aceite o que digo."

Jesus e as crianças

13 Havia pessoas que traziam criancinhas a Jesus para que pousasse sobre elas as mãos e orasse. Os discípulos, porém, ralhavam: "Não o incomodem".
14 Jesus disse: "Deixem que as crianças venham a mim. Não as devem impedir, porque o reino dos céus destina-se a quem é como elas."a
15 E, pondo as mãos sobre as suas cabeças, abençoou-as antes de se ir embora.

O homem rico

16 Um rapaz aproximou-se e fez esta pergunta: "Mestre, que devo praticar de bom para alcançar a vida eterna?"
17 "Por que me perguntas acerca do que é bom? Verdadeiramente bom só Deus o é. Para responder à tua pergunta, podes entrar na vida se guardares os mandamentos."
18 "Quais?", perguntou o jovem Jesus respondeu: "Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não mentirás.
19 Respeitarás teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo."
20 "Esses mandamentos sempre eu os guardei desde a minha mocidade", respondeu. "Que mais preciso de fazer?"
21 "Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e ganharás um tesouro no céu, e vem e segue-me."
22 Ao ouvir isto, o rapaz foi-se embora triste, porque era muito rico.
23-24 Jesus disse aos discípulos: "É quase impossível um rico entrar no reino dos céus. É mesmo mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus."
25 Estas palavras fizeram confusão aos discípulos: "Então quem se salva neste mundo?"
26 Jesus olhou para eles e respondeu: "Humanamente falando, ninguém. Mas a Deus tudo é possível."
27 "Nós deixámos tudo para te seguir. Que proveito tiramos disso?", disse Pedro.
28 "Quando eu, o Filho do Homem, me sentar no meu glorioso trono no reino, vocês, meus discípulos, estarão também sentados em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
29 Todo aquele que abandonar a sua casa, irmãos, pai, mãe, mulher, filhos ou bens, para me seguir, receberá cem vezes tanto em paga e terá a vida eterna. Mas muitos que agora são os primeiros virão a ser os últimos; e alguns que são agora os últimos virão a ser os primeiros."
© 2017 ERF Medien