Ajuda

O Livro

Gn 5:15 Mahalel era de 65 anos quando Jarede nasceu. Viveu ainda 830 anos, tendo filhos e filhas. Quando morreu contava 895 anos.
Gn 5:21 Enoque era de 65 anos quando lhe nasceu Metusalém. E os 300 anos que viveu depois, passou-os em comunhão com Deus. E teve filhos e filhas. Então, quando contava 365 anos de uma vida sempre em contacto com Deus, desapareceu, porque Deus o tomou para si!
Gn 7:5 Noé fez tudo segundo o que Deus lhe tinha ordenado. Era da idade de 600 anos quando o dilúvio começou. Entrou então na embarcação com a sua mulher, filhos e noras, para escaparem àquela imensa cheia. Com ele estava lá dentro igualmente toda a variedade de vida animal, tanto os que podiam ser comidos em sacrifício como os que não, tanto de aves como de animais terrestres. Estavam ali pares, macho e fêmea, tal como Deus mandara.
Gn 7:10 Portanto, passada aquela semana, quando Noé tinha precisamente 600 anos, dois meses e dezassete dias de idade, começou a chover com uma abundância nunca vista. Era como se os reservatórios dos abismos se tivessem aberto juntamente com todas as comportas do céu. E assim esteve a chover durante quarenta dias e noites. Mas Noé, no próprio dia em que isso começou tinha entrado para aquela construção flutuante com a mulher, e os filhos Sem, Cam e Jafete, e estes com as mulheres. Com eles tinham-se também abrigado todas as espécies de bichos, domésticos e selvagens, desde as aves até aos que rastejam no solo. Estavam dois a dois, casais reprodutores, conforme o que Deus tinha indicado. Então o Senhor fechou, ele mesmo, a porta por fora.
Gn 25:24 E quando se cumpriu o seu tempo teve dois gémeos. O primeiro ao nascer vinha tão cabeludo no corpo todo que até parecia estar envolvido numa manta de pele de animal. Então chamaram-lhe Esaú . O outro, ao nascer, vinha agarrado ao calcanhar do irmão. Por isso lhe puseram o nome de Jacob . Tinha Isaque 60 anos quando lhe nasceram estes dois gémeos.
Ex 14:5 Quando chegou aos ouvidos do rei do Egipto que os israelitas não tencionavam voltar para o Egipto, mas que se propunham continuar o seu caminho, Faraó e a sua corte tornaram-se novamente ousados: "Mas afinal que foi isto que fizemos, deixando fugir todos estes escravos?" Então o rei mandou aprontar o seu carro de guerra e dar ordem de marcha. Formou um corpo de elite com 600 carros escolhidos, seguidos de todos os outros carros do Egipto conduzidos por oficiais, e foi-se em perseguição do povo de Israel, porque este tinha afinal levado consigo muito do que melhor havia no Egipto. Toda a cavalaria de Faraó, cavalos, carros e condutores, se empenhou nesta perseguição, tendo-os alcançado quando estavam acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom.
Ex 16:22 No sexto dia apanharam o dobro do habitual: 6 litros em vez de 3. Os responsáveis do povo quiseram saber junto de Moisés a razão porque tinham de fazer assim. "É porque o Senhor determinou que amanhã seja um dia de repouso, portanto um sábado santo, dedicado ao Senhor, em que se deve evitar fazer tarefas correntes. Por isso, cozam o que quiserem, façam no forno a quantidade que entenderem, e o que sobejar guardem-no para amanhã". Na manhã seguinte a comida estava em perfeito estado de conservação e boa para comer, sem bichos nem mau cheiro.
Ex 38:25 O montante da prata foi de 3.500 quilos, que vieram da taxa paga de 6 gramas de prata por todos os que estavam registados, segundo o censo do povo, de vinte anos para cima, num total de 603.550 homens. As bases para as tábuas das paredes do santuário e para os postes que sustentavam o véu requereram 3.400 quilos de prata, ou seja 34 quilos por cada base aproximadamente. O resto da prata foi empregue nos postes e no revestimento dos seus cimos, assim como nos ganchos e hastes.
Lv 27:3 Um homem entre os vinte e os sessenta anos de idade pagará 600 gramas de prata, segundo os pesos do santuário.
Lv 27:16 Se uma pessoa dedicar uma parte do seu campo ao Senhor, avaliá-la-á em função do que pode ser semeado ali. Uma área que requeira 220 litros de semente de cevada, será avaliada em 600 gramas de prata. Se o campo for consagrado no ano de jubileu o seu valor é aquele que foi indicado. Mas se for depois desse ano, a avaliação será em proporcão com o número de anos que restam até ao próximo jubileu. Se a pessoa decidir resgatar o campo, pagará um quinto mais além da avaliação do sacerdote, e poderá reaver o campo. Mas se decidir não resgatá-lo, ou se o tiver vendido a outra pessoa, não deverá voltar à sua posse. Quando chegar o jubileu ficará pertença do Senhor, como um campo que lhe é consagrado, e será dado aos sacerdotes.
Nm 1:20 Foi esta a contagem final: Rúben, o filho mais velho de Jacob-- 46.500 Simeão-- 59.300 Gad-- 45.650 Judá-- 74.600 Issacar-- 54.400 Zebulão-- 57.400 José: Efraim-- 40.500 José: Manassés-- 32.200 Benjamim-- 35.400 Dan-- 62.700 Aser-- 41.500 Naftali -- 53.400 Total: -- 603.550
Nm 2:3 Será assim a sua localização relativa: JudáNassom, filhoA oriente do74.600"de Aminadabetabernáculo IssacarNetanel, filhoJunto a Judá54.400"de Zuar ZebulãoEliabe, filhoJunto de Issacar57.400"de HelomPortanto o total de todos aqueles que acampavam do lado de Judá era de 186.400. Estas três tribos eram as que seguiam à frente quando todo o povo tinha de se deslocar para se instalar noutro sítio.RúbenElizur, filhoA sul do46.500"de SedeurTabernáculo SimeãoSelumiel, filhoJunto de Rúben59.300"de Zurisadai GadEliasafe, filhoJunto de Simeão45.650"de DeuelO total dos que ficavam do lado de Rúben foi pois de 151.450. E iam após o grupo anterior quando tinham que viajar. Só então vinha o tabernáculo, com os levitas. Sempre que se deslocavam cada tribo mantinha-se sob a sua própria bandeira, tal como quando estavam acampados, separados umas das outras.EfraimElisama, filhoA ocidente do40.500"de Amiudetabernáculo ManassésGamaliel, filhoJunto de Efraim32.200"de Pedazur BenjamimAbidã, filhoJunto de Manassés35.400"de GideoniO total dos que faziam este conjunto com Efraim foi assim de 108.100; seguiam após os outros na linha de marcha.DanAlezer, filhoA norte do62.700"de Amisadaitabernáculo AserPagiel, filhoJunto de Dan41.500"de Ocrã NaftaliAirá, filhoJunto de Aser53.400"de EnãEra pois o total dos que estavam do lado de Dan 157.600, e fechavam a coluna de marcha nas deslocações do povo.
Nm 2:32 Os exércitos de Israel totalizavam 603.550 indivíduos - não incluindo os levitas que não eram tidos nessa contagem, conforme a indicação de Jeová a Moisés.
Nm 3:27 Filho de Levi: Coate"Netos de Levi (e nomes das famílias): Amram, Izar, Hebrom, Uziel"Resultado do censo: 8.600"Chefe do clã: Elzafã, filho de Uziel"Localização do acampamento: A sul do tabernáculo.Responsabilidades: As responsabilidades destas quatro famílias incidem sobre a arca, a mesa, o candelabro, os altares, os vários utensílios usados no tabernáculo, o véu, e todas as reparações que for necessário fazer em cada uma dessas coisas ota: Eleazar, filho de Arão, será o administrador responsável sobre os chefes dos levitas, com a especial responsabilidade da superintendência geral do santuário.
Nm 3:33 Filho de Levi: Merari"Netos de Levi (e nomes das famílias): Mali e Musi"Resultado do censo: 6.200"Chefe do clã: Zuriel, filho de Abiail"Localização do acampamento: A norte do tabernáculoResponsabilidades: Têm de cuidar de toda a estrutura do tabernáculo, das tábuas, das varas, das colinas, das bases, e também de todos os recipientes, assim como de equipamento necessário para o seu uso; e mais ainda das estacas e cordas."
Nm 3:49 Dessa forma recebeu Moisés o dinheiro em resgate dos primogénitos israelitas que estavam em excesso relativamente ao número dos levitas. O dinheiro assim colectado atingiu um montante de 13,65 quilos de prata, que Moisés deu a Arão e a seus filhos como o Senhor lhe mandara.
Nm 4:34 Assim Moisés, Arão e os outros chefes tomaram o número dos homens da divisão de Coate, dos que tinham entre trinta e cinquenta anos, capazes para o serviço do tabernáculo, e acharam que havia um total de 2.750. Tudo isto foi feito para dar cumprimento às instruções do Senhor a Moisés. Idêntica contagem foi feita à divisão de Gerson, totalizando 2.630 indivíduos. E quanto à de Merari, contaram-se 3.200. Assim Moisés, Arão e os chefes de Israel acharam que todos os levitas entre trinta e cinquenta anos, aptos para o serviço do tabernáculo e para o seu transporte, constituíam um total de 8.580 pessoas. Este censo foi realizado respondendo às ordens do Senhor a Moisés.
Nm 7:87 Para os holocaustos trouxeram: 12 novilhos, 12 carneiros, 12 cordeiros de um ano, com a sua oferta de cereais, e 12 bodes, para o sacrifício de expiação do pecado. Para o sacrifício de paz foram: 24 bois, 60 carneiros, 60 bodes, 60 cordeiros de um ano.
Nm 11:21 "Mas, Senhor", retorquiu Moisés, "são pelo menos 600.000 homens válidos, além das mulheres e das crianças, e tu lhes prometes carne para um mês inteiro! Nem que matássemos todos os rebanhos, todo o gado, isso chegaria! Teríamos de pescar todo o peixe do oceano para poder cumprir tal promessa!"
Nm 15:6 Se o sacrifício for um carneiro, usem 6 litros de farinha fina misturada com 2 litros de azeite, e 2 litros de vinho como oferta. Isto será um sacrifício de cheiro agradável ao Senhor.
Nm 26:23 Tribo de Issacar: 64.300 -"As famílias de Issacar eram estas: os descendentes de Tola, de Puva, de Jasube e de Simrom.
Nm 26:26 Tribo de Zebulão: 60.500 -"As famílias desta tribo designavam-se assim: Serede, Elom e Jaleel.
Nm 26:38 Tribo de Benjamim: 45.600 -"Nesta tribo eram as seguintes, as famílias de: Bela, Asbel, Airão, Sufão e Hufão. Os filhos de Bela vieram a formar ainda estas famílias, incluídas na tribo de Benjamim: Arde e Naamã.
Nm 26:42 Tribo de Dan: 64.400 -"Só uma família constituía esta tribo: os descendentes de Suão.
Nm 26:51 Portanto, o total dos homens aptos para o serviço militar foi de 601.730.
Nm 28:9 Ao sábado sacrifiquem dois cordeirinhos de um ano, ambos sem defeito algum, além das ofertas regulares. Deverão ser acompanhadas de uma oferta de cereais de 6 litros de farinha fina misturada com azeite, mais a oferta usual de vinho.
Nm 28:11 Também no primeiro dia de cada mês haverá uma oferta queimada extra, apresentado ao Senhor, consistindo em dois bezerros, um carneiro e sete cordeirinhos de um ano; todos estes animais terão de ser sem defeito. Acompanhem-nos de 9 litros de farinha finamente moída, misturada com azeite, como oferta de cereais juntamente com cada bezerro; e 6 litros de fina farinha moída, com azeite, para o carneiro; para cada cordeirinho dêem 3 litros da mesma farinha misturada com azeite. Este holocausto será apresentado pelo fogo, e dará grande prazer ao Senhor. Acompanhando cada um destes sacrifícios haverá uma oferta de vinho - 3 litros para cada bezerro, 2 para o carneiro e 1,5 para cada cordeirinho. Isto será então a vossa oferta de holocausto em cada mês, durante todo o ano.
Nm 28:16 No fim do mês de Março celebrarão a Páscoa. No dia seguinte começará uma grande e alegre festividade que durará sete dias; mas não será servido pão com fermento. No primeiro dia da festa chamar-se-á todo o povo a reunir-se numa santa assembleia, e não se executará nenhum trabalho pesado nesse dia. Oferecerão holocaustos ao Senhor, consistindo em dois bezerros, um carneiro e sete cordeirinhos de um ano, todos sem defeito. Para cada bezerro oferecerão também uma oferta de cereais de 9 litros de fina farinha misturada com azeite; com o carneiro ela será de 6 litros, e para cada um dos sete cordeiros, 3 litros de fina farinha. Devem também oferecer um bode como oferta pelo pecado, para fazer expiação por vocês. Estas ofertas serão feitas para além das que apresentam regularmente, todos os dias. Este mesmo sacrifício que acabei de referir-vos será apresentado em cada um dos sete dias da festividade. Será de grande prazer para o Senhor. No sétimo dia haverá de novo uma santa e solene assembleia de todo o povo, e durante esse dia não se fará qualquer espécie de trabalho pesado.
Nm 28:26 No dia dos primeiros frutos haverá uma assembleia solene especial de todo o povo para celebrar as novas colheitas. Nesse dia deverão apresentar as vossas primeiras colheitas de cereais, como oferta de cereais ao Senhor; não se fará qualquer trabalho nesse dia. Um holocausto especial que dará grande prazer ao Senhor será oferecido nesse dia. Consistirá em dois bezerros, um carneiro e sete cordeirinhos de um ano. Serão acompanhados da vossa oferta de cereais de 9 litros de fina farinha misturada com azeite para cada bezerro, de 6 litros para o carneiro e de 3 para cada um dos cordeiros. Ofereçam igualmente um bode para fazer expiação por vocês.
Nm 29:3 Uma oferta de cereais de 9 litros de farinha fina misturada com azeite será apresentada com os bezerros, mais outra de 6 litros com o carneiro
© 2017 ERF Medien