Ajuda

O Livro

Gn 5:28 Lameque tinha 182 anos quando lhe nasceu um filho, a que chamou Noé porque, disse ele: "Este há-de trazer-nos descanso para o duro trabalho da terra que o Senhor amaldiçoou". Lameque viveu mais 595 anos e teve mais filhos e filhas. Ao todo foram 777 os anos de vida que teve, e morreu.
Gn 5:32 Noé, aos 500 anos, tinha tido três filhos: Sem, Cam e Jafete.
Gn 11:10 A linha de descendentes de Sem incluia Arfaxade, nascido dois anos após o dilúvio, quando Sem tinha 100 anos de idade. E depois ainda viveu mais 500 anos e teve muitos filhos e filhas.
Gn 14:8 Foi então que a tal coligação de reis de Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Bela (ou Zoar) se prepararam para a batalha, no vale do Mar de Sal, contra os outros, que eram Quedorlaomer e os seus aliados. Eram portanto 4 reis contra 5. Acontecia aliás que aquele vale estava cheio de poços de alcatrão. E assim, tendo sido derrotados os exércitos dos reis de Sodoma e de Gomorra, muita gente caiu nesses poços, e o resto teve de fugir para as montanhas. As tropas vitoriosas dos outros reis saquearam e pilharam totalmente Sodoma e Gomorra, levaram tudo o que lá havia e deixaram a região. Lot que vivia lá foi também feito prisioneiro e levado, com tudo o que tinha.
Gn 23:14 "Pois bem. A terra vale 4,5 quilos de prata. Mas para dois amigos como nós isso não interessa. Vai sem preocupação enterrar o teu morto."
Gn 23:16 No entanto Abraão fez questão de lhe pagar o preço que ele tinha sugerido, e assim pagou-lhe os 4,5 quilos de prata, conforme a moeda corrente entre os mercadores e tal como tinha sido combinado publicamente.
Ex 25:23 Também farás uma mesa de madeira de acácia com 1 metro de comprimento, 50 centímetros de largura e 75 de altura.
Ex 26:7 A sua cobertura será de mantas de pêlo de cabra. Terá de haver onze dessas cobertas, cada uma com 15 metros de comprimento por 2 de largura. Juntarás cinco delas, sobre uma secção da largura da tenda, e outras para a outra parte da largura de forma a que a sexta coberta caia, em forma de cortina, sobre a frente do tabernáculo. Emprega laçadas nas bainhas de cada uma destas duas grande peças para poder depois juntá-las com cinquenta colchetes de bronze. Assim ficará uma só grande coberta. Terão de ficar 50 centímetros desta cobertura caindo para o lado de trás da tenda e outro tanto para cada lado. Por cima desta peça será colocada uma coberta de peles de carneiro, tingida de vermelho, e sobre esta ainda uma outra de peles de cabra. E assim será a cobertura da tenda.
Ex 26:15 Toda a estrutura desta tenda sagrada será de madeira de acácia; cada tábua terá 5 metros de altura por 75 centímetros de largura, e será colocada ao alto, com uma ranhura numa extremidade para poder encaixar na tábua seguinte. O lado sul da tenda será formado por vinte destas tábuas, que ficarão assentes em quarenta bases de prata; cada tábua terá duas dessas bases. Do lado norte também haverá vinte tábuas, com as suas quarenta bases; duas bases sob cada tábua. Mas do lado ocidental serão apenas seis tábuas; em cada canto serão postas duas tábuas. Estas duas tábuas de canto estarão presas entre si por meio de argolas. Assim ao todo, haverá oito tábuas nos cantos da construção, com dezasseis bases de prata - duas bases para cada tábua.
Ex 27:1 Com madeira de acácia faz também um altar de 2,5 metros de lado e 1,5 de altura.
Ex 27:9 Seguidamente farás um pátio para o tabernáculo, cercado por cortinas de linho fino retorcido. Ao sul, as cortinas medirão 50 metros, e ficarão suspensas por 20 postes, os quais estarão assentes em 20 bases de bronze. As cortinas estarão penduradas em ganchos de prata os quais estarão presos a pequenas hastes de prata ligadas aos postes. Será o mesmo quanto ao lado norte do pátio: 50 metros de cortinas, seguras por vinte postes assentes em bases de cobre, com ganchos e hastes de prata. O lado ocidental terá 25 metros de largo com dez postes e dez bases. O lado oriental terá igualmente 25 metros, mas da seguinte maneira: 7 metros e meio de cortinas de cada lado da entrada, suspensas por três postes, embutidos em três bases.
Ex 27:18 Assim o pátio terá 50 metros de comprimento, por 25 de largura, com paredes de cortinas de 2,5 metros de altura, feitas com linho fino retorcido.
Ex 30:2 Deverá ser quadrado, com 50 centímetros de lado e um metro de altura. Terá chifres esculpidos na própria madeira do altar, não deverão ser peças que lhe estejam meramente ligadas.
Ex 30:22 Depois o Senhor mandou mais a Moisés que recolhesse das mais finas especiarias:- mirra pura: 5 quilos e 750 gramas;- canela aromática: 2 quilos e 875 gramas;- cálamo aromático: a mesma quantidade;- cássia: a mesma quantidade;- azeite: 4 litros.
Ex 36:21 A altura de cada tábua era de 5 metros, e a largura de 75 centímetros.
Ex 37:10 Seguidamente fez a mesa de madeira de acácia, com um metro de comprimento, 50 centímetros de largura e 75 de altura. Foi revestida de ouro puro, com uma coroa de ouro à volta do seu tampo. Também construiu uma moldura de 10 centímetros de altura à volta da mesa, com uma coroa de ouro em redor da própria moldura. Depois fundiu quatro argolas de ouro e colocou-as nas quatro pernas da mesa, perto da moldura, para poder enfiar nelas as varas de transporte. Após isso, empregando ouro puro, fez as bacias, as tijelas, os pratos e as colheres que deviam estar sobre a mesa.
Ex 37:25 O altar do incenso foi feito de madeira de acácia. Era quadrado, com 50 centímetros de lado e um metro de altura, e com os seus chifres de cada canto feitos de uma só peça com o próprio altar. Revestiu-o de ouro puro e pôs-lhe uma moldura em ouro toda em volta da parte de cima. Foram colocadas duas argolas de cada lado, abaixo da moldura, para nelas enfiar as varas a fim de carregar o altar. Também estas varas eram de madeira de acácia, revestidas de ouro.
Ex 38:1 O altar dos sacrifícios queimados (holocaustos) foi igualmente construído em madeira de acácia, quadrado, com 2,5 metros de lado e 1,5 metro de altura. Tinha quatro chifres em cada canto, tudo de uma só peça com o resto. Este altar foi revestido de bronze.
Ex 38:9 Em seguida foi a vez do pátio. A parede do sul tinha 50 metros de comprimento, e consistia em cortinas de linho fino retorcido. Havia vinte postes, para manter as cortinas, e que assentavam em bases de bronze, e tinham ganchos e hastes de prata. A parede no norte media, da mesma forma, 50 metros, com vinte colunas e bases de bronze, assim como também com ganchos e hastes de prata. O lado ocidental ficou com 25 metros. As cortinas foram suspensas em dez postes, com as suas bases, e com ganchos e hastes de prata. O lado oriental tinha igualmente 25 metros.
Ex 38:25 O montante da prata foi de 3.500 quilos, que vieram da taxa paga de 6 gramas de prata por todos os que estavam registados, segundo o censo do povo, de vinte anos para cima, num total de 603.550 homens. As bases para as tábuas das paredes do santuário e para os postes que sustentavam o véu requereram 3.400 quilos de prata, ou seja 34 quilos por cada base aproximadamente. O resto da prata foi empregue nos postes e no revestimento dos seus cimos, assim como nos ganchos e hastes.
Lv 27:6 Um menino de um mês até aos cinco anos será avaliado em 55 gramas, e uma menina, em 35 gramas.
Nm 1:20 Foi esta a contagem final: Rúben, o filho mais velho de Jacob-- 46.500 Simeão-- 59.300 Gad-- 45.650 Judá-- 74.600 Issacar-- 54.400 Zebulão-- 57.400 José: Efraim-- 40.500 José: Manassés-- 32.200 Benjamim-- 35.400 Dan-- 62.700 Aser-- 41.500 Naftali -- 53.400 Total: -- 603.550
Nm 2:3 Será assim a sua localização relativa: JudáNassom, filhoA oriente do74.600"de Aminadabetabernáculo IssacarNetanel, filhoJunto a Judá54.400"de Zuar ZebulãoEliabe, filhoJunto de Issacar57.400"de HelomPortanto o total de todos aqueles que acampavam do lado de Judá era de 186.400. Estas três tribos eram as que seguiam à frente quando todo o povo tinha de se deslocar para se instalar noutro sítio.RúbenElizur, filhoA sul do46.500"de SedeurTabernáculo SimeãoSelumiel, filhoJunto de Rúben59.300"de Zurisadai GadEliasafe, filhoJunto de Simeão45.650"de DeuelO total dos que ficavam do lado de Rúben foi pois de 151.450. E iam após o grupo anterior quando tinham que viajar. Só então vinha o tabernáculo, com os levitas. Sempre que se deslocavam cada tribo mantinha-se sob a sua própria bandeira, tal como quando estavam acampados, separados umas das outras.EfraimElisama, filhoA ocidente do40.500"de Amiudetabernáculo ManassésGamaliel, filhoJunto de Efraim32.200"de Pedazur BenjamimAbidã, filhoJunto de Manassés35.400"de GideoniO total dos que faziam este conjunto com Efraim foi assim de 108.100; seguiam após os outros na linha de marcha.DanAlezer, filhoA norte do62.700"de Amisadaitabernáculo AserPagiel, filhoJunto de Dan41.500"de Ocrã NaftaliAirá, filhoJunto de Aser53.400"de EnãEra pois o total dos que estavam do lado de Dan 157.600, e fechavam a coluna de marcha nas deslocações do povo.
Nm 2:32 Os exércitos de Israel totalizavam 603.550 indivíduos - não incluindo os levitas que não eram tidos nessa contagem, conforme a indicação de Jeová a Moisés.
Nm 3:21 Filho de Levi: Gerson"Netos de Levi (e nomes das famílias): Libni e Simei"Resultado do censo: 7.500"Chefe da clã: Eliasafe, filho de Lael"Localização do acampamento: A oriente do tabernáculo.Responsabilidade: Estas duas famílias de levitas têm a responsabilidade de cuidar da manutenção do tabernáculo: das suas cobertas, das cortinas da entrada, das que rodeiam o pátio das portas do pátio, do altar, e das cordas para atar todo o tabernáculo, sempre que preciso.
Nm 4:34 Assim Moisés, Arão e os outros chefes tomaram o número dos homens da divisão de Coate, dos que tinham entre trinta e cinquenta anos, capazes para o serviço do tabernáculo, e acharam que havia um total de 2.750. Tudo isto foi feito para dar cumprimento às instruções do Senhor a Moisés. Idêntica contagem foi feita à divisão de Gerson, totalizando 2.630 indivíduos. E quanto à de Merari, contaram-se 3.200. Assim Moisés, Arão e os chefes de Israel acharam que todos os levitas entre trinta e cinquenta anos, aptos para o serviço do tabernáculo e para o seu transporte, constituíam um total de 8.580 pessoas. Este censo foi realizado respondendo às ordens do Senhor a Moisés.
Nm 7:12 Assim Nassom, filho de Aminadabe, da tribo de Judá, trouxe a sua oferta no primeiro dia. Consistia ela numa salva de prata pesando um quilo e uma taça de prata de 500 gramas, ambas cheias de ofertas de farinha fina, amassada com azeite, como sacrifício de cereais. Trouxe também uma pequena caixa de ouro cheia de incenso, pesando cerca de 170 gramas. Além disso veio com um novilho, um carneiro, um cordeiro de um ano para holocausto e ainda um bode para a expiação de pecado. Para o sacrifício de paz: dois bois, cinco carneiros, cinco bodes e cinco cordeiros de um ano.
Nm 7:84 E assim, no começo do dia em que o altar foi ungido, fez-se a sua consagração com estes dons dos chefes das tribos de Israel. Portanto, no seu conjunto, as suas ofertas foram as seguintes: 12 salvas de prata, cada um pesando um quilo; 12 taças de prata, pesando cada 500 gramas; 12 caixas de ouro, sendo de aproximadamente 112 gramas o peso de cada peça; o peso total de ouro foi pois de cerca de 1,5 quilo.
Nm 11:31 Após isso Jeová enviou um vento que trouxe codornizes do mar, e fê-las descer sobre o acampamento e seus arredores, até à distância de um dia de marcha; em toda aquela zona havia codornizes voando muito baixo, à altura de um metro acima do solo. Dessa forma o povo apanhou-as e matou-as, durante esse dia, pela noite fora, e até por todo o dia seguinte. O mínimo que alguém recolheu foi, mesmo assim, o equivalente a uma medida de uns 3,5 metros cúbicos de volume! Havia pois codornizes por toda a parte no acampamento.
Nm 15:2 "Quando os vossos filhos vierem a viver finalmente na terra que vou dar-lhes, e quiserem agradar ao Senhor, oferecendo-lhe um holocausto ou qualquer outra oferta pelo fogo, se os seus sacrifícios forem um animal, tomá-lo-ão dos seus rebanhos de ovelhas e de carneiros ou das suas manadas de gado. Cada sacrifício - seja ele um sacrifício vulgar, ou então cumprimento de um voto, uma oferta voluntária, ou um sacrifício especial na ocasião das solenidades anuais - será acompanhado de uma oferta de cereais. Se uma ovelha for sacrificada, usem 3 litros de farinha fina misturadas com 1,5 litros de azeite, acompanhados de 1,5 litros de vinho como oferta.
© 2017 ERF Medien