Ajuda

O Livro

O vale de ossos secos

1 O poder do Senhor desceu sobre mim e fui transportado pelo Espírito de Deus a um vale cheio de ossadas.
2 Fez-me andar por ali, pelo meio deles. Era uma quantidade enorme de ossos, já extremamente ressequidos.
3 E disse-me:"Homem mortal, poderão estes ossos tornarem-se novamente em pessoas?""Senhor, só tu sabes se isso é possível", respondi
4-5 Então mandou que eu profetizasse para aqueles ossos o seguinte:"Ossos secos, ouçam a palavra de Deus, porque o Senhor diz-vos assim: Vejam! Soprarei sobre vocês e tornarão a viver!
6 Serão revestidos de carne, de nervos e cobertos com pele; soprarei sobre vocês, e hão-de viver e saber que eu sou o Senhor."
7-10 Falei-lhes pois essas palavras da parte de Deus, tal como me disse, e começou a ouvir-se um ruído por todo o vale, ainda enquanto eu falava; tudo aquilo se agitava, os ossos juntando-se uns com os outros, de acordo com a estrutura do corpo. Continuei a olhar e vi que se iam revestindo de carne e de nervos; depois cobriram-se de pele. No entanto faltava-lhes a vida. Por isso disse-me que mandasse vir espírito sobre eles, assim: "Diz o Senhor Deus: Vem dos quatro pontos cardiais, ó Espírito, e sopra sobre estes corpos inertes para que vivam." Disse então isso mesmo e os corpos puseram-se a mexer com vida; levantaram-se e faziam um exército imenso de gente.
11 Disse-me Deus: Estes ossos representam todo o povo de Israel. Eles falam assim: Não passamos de um montão de ossos ressequidos; já não nos resta esperança de espécie alguma
12 No entanto diz-lhe isto da parte do Senhor Deus:Povo meu, hei-de abrir-vos as sepulturas, e fazer com que se levantem e regressem à terra de Israel.
13 Por fim, ó meu povo, hão-de saber que eu sou o Senhor.
14 Porei o meu Espírito sobre vocês, para que vivam; e hão-de regressar à vossa terra natal. Dar-se-ão conta, nessa altura, de que eu, o Senhor, fiz aquilo que vos prometi.

Uma nação sob um rei

15 Recebi novamente uma mensagem da parte do Senhor dizendo:
16-20 Pega numa vara e grava nela os seguintes dizeres: Esta vara representa Judá e as outras tribos suas aliadas. Pega depois noutra vara e escreve estas outras palavas: Esta vara representa todas as outras tribos de Israel. Seguidamente junta-as na tua mão, como se fossem uma só. Diz aos filhos do teu povo, pegando nas varas, de forma que vejam bem, o que o Senhor Deus lhes comunica: Tomarei as tribos de Israel e juntá-las-ei a Judá, de forma a que na minha mão se tornem numa só tribo.
21-22 Porque o Senhor Deus diz assim: Estou a juntar o povo de Israel do meio de todas as nações, e vou trazê-los para casa; vou trazê-los à sua terra natal de todas as partes do mundo, e unificá-los-ei numa só nação. Terão um só rei sobre eles. Nunca mais estarão divididos em duas nações.
23 Deixarão de se poluir a si próprios com idolatria e outros pecados. Purificá-los-ei de todas essas imundícies. Então, serão o meu verdadeiro povo e eu serei o seu Deus.
24 David, o meu servo será o seu rei, o seu único pastor. Obedecerão às minhas leis e a toda a minha vontade. Habitarão em terra de Israel, essa terra onde seus pais moraram e que eu dei ao meu servo Jacob. Tal como eles, também os seus filhos e todos os seus descendentes, pelas gerações fora ,viverão ali. O meu servo David será o seu chefe para sempre. Farei com eles uma aliança de paz, um pacto eterno. Abençoá-los-ei e os multiplicarei. O meu templo levantar-se-á para sempre no meio deles. Sim, a minha casa ali estará entre eles. Serei o seu Deus; eles serão o meu povo. Com o meu templo no meio deles, as nações verificarão que eu, o Senhor, elegi Israel para ser alvo especial das minhas bênçãos.
© 2018 ERF Medien