Ajuda

O Livro

Um bom combatente de Jesus Cristo

1-2 Tu pois, meu filho, fortalece-te na graça que Deus te dá em Cristo Jesus. E o que tens ouvido de mim e que tem sido confirmado por muitas outras testemunhas, transmite-o a pessoas capazes de as comunicar a outros.
3 Aceita as dificuldades como um bom combatente de Jesus Cristo e tal como eu faço.
4 Nenhum militar se deixa prender com problemas que digam respeito aos negócios desta vida, a fim de poder dar satisfação a quem o comanda.
5 Da mesma forma ninguém que entra numa competição desportiva poderá obter a medalha da vitória se não tiver respeitado as regras do jogo.
6 Também os agricultores se dedicam ao seu trabalho pensando na boa colheita que os recompensará.
7 Considera bem isto, e o Senhor te dará entendimento em tudo.
8 Lembra-te de que Jesus Cristo, descendente do rei David, ressuscitou da morte! Este é o tema central da mensagem evangélica que eu prego.
9 E é por isso que tenho sofrido e sido preso, como se fosse um malfeitor. Mas a palavra de Deus, essa não se deixa prender.
10 Eis a razão por que tenho suportado todas estas coisas, por amor daqueles que hão-de ouvir a chamada de Deus, para que possam beneficiar da salvação em Cristo Jesus, e da eternidade na glória de Deus.
11-13 Isto é uma verdade segura: Se morrermos com Cristo,"renasceremos para uma vida nova com ele. Se sofrermos por causa de Cristo,"também depois seremos participantes da sua autoridade "na sua glória. Mas se o negarmos, ele também nos negará. Se formos infiéis, ele permanecerá sempre fiel,"porque Cristo nunca se negaria a si mesmo!

Um trabalhador aprovado

14 É isto que deves lembrar aos crentes, mandando-lhes, em nome do Senhor, que não se metam nunca em discussões sobre meras palavras, que de nada servem senão para corromper o entendimento daqueles que ouvem essas disputas.
15 Procura trabalhar de forma a que Deus te aprove, como um trabalhador que de nada tem que se envergonhar, que proclama com exactidão a palavra da verdade
16 Mas foge desses debates inúteis a que Deus é estranho, e que só fazem é aumentar a descrença.
17 Os pensamentos dessa gente são como gangrena, que à medida que se alastra vai destruindo. É o caso de Himeneu e de Fileto,ÿ
18 que se desviaram da verdade, pondo-se a dizer que a nossa ressurreição já se deu, e assim perverteram a fé de alguns.
19 Mas a verdade de Deus mantém-se firme como uma rocha onde se lê: "O Senhor conhece os que são seus", e, "Quem se chama cristão, que se afaste do pecado" .
20 Nas casas mais abastadas há, ao lado de peças de ouro e de prata, outras de madeira e de barro. As primeiras são em geral empregadas nas ocasiões especiais; as outras são para uso corrente.
21 Portanto, quem se mantiver afastado do mal será como esses objectos de uso especial; será assim um elemento santo, digno de ser usado pelo Senhor, apto para toda a boa obra.
22 Foge às paixões próprias da juventude. Segue a justiça, a fé, o amor, e a paz juntamente com aqueles que, com um coração puro, se aproximam do Senhor e se lhe dirigem.
23 E, repito, rejeita as questões absurdas, sem profundidade, pois como sabes só levantam contendas.
24 No serviço de Deus, não convém levantarem-se contendas; deve-se antes ser bondoso para com toda a gente, sempre pronto para ensinar, paciente nas tribulações.
25 Deve-se procurar esclarecer com brandura os que resistem, a ver se, com a ajuda do Senhor, eles virão a arrepender-se e a conhecer plenamente a verdade,
26 desprendendo-se assim dos laços com que o Diabo os prende e os sujeita à sua vontade.
© 2017 ERF Medien