Ajuda

O Livro

Morte de Saul e dos filhos

1 Entretanto os filisteus tinham iniciado o combate contra os israelitas; estes fugiram deles e foram mortos e aniquilados no monte Gilboa.
2 Aí cercaram Saul e mataram-lhe os filhos Jónatas, Abinadabe, e Malquisua.
3 Os frecheiros cairam sobre Saul e feriram-no gravemente.
4 Saul disse para o seu pajem: "Mata-me com a tua espada antes que estes pagãos filisteus me prendam e me torturem."O pajem contudo teve muito medo disso. Saul pegou ele próprio na espada e atirou-se sobre ela, a qual lhe ficou atravessada no corpo.
5 Ao ver que estava morto, o pajem fez o mesmo - atirou-se sobre a sua espada e morreu com ele.
6 Assim Saul, o seu pajem, os três filhos e as suas tropas morreram todos no mesmo dia.
7 Quando os israelitas do outro lado do vale e para lá do Jordão ouviram que os seus compatriotas tinham fugido e que Saul mais os filhos tinham morrido, abandonaram as cidades, e os filisteus foram viver nelas.
8-9 No dia seguinte, os filisteus, ao virem para despojar os mortos, encontraram os corpos de Saul e dos filhos no monte Gilboa. Cortaram a cabeça a Saul, tiraram-lhe as armas e anunciaram isso nos templos dos seus deuses e ao seu povo por toda a terra.
10 As suas armas foram postas no templo de Astarote e o corpo pendurado no muro de Betesã.
11 Mas quando o povo de Jabes-Gileade ouviu aquilo que os filisteus tinham feito, uns soldados valentes daquela localidade foram de noite até Betesã, tiraram de lá os corpos de Saul e dos filhos, e trouxeram-nos para Jabes onde os queimaram; os ossos que restaram enterraram-nos sob o carvalho de Jabes, jejuando depois por sete dias.
© 2018 ERF Medien