Ajuda

O Livro

Os filisteus rejeitam o apoio de David

1 O exército filisteu concentrou-se em Afeque, os israelitas nas fontes de Jezreel.
2 Na altura em que os filisteus organizavam as suas tropas em batalhões e companhias, David e os seus puseram-se na retaguarda, com o rei Aquis.
3 Mas os comandantes filisteus perguntaram: "Que estão estes israelitas aqui a fazer?""Este é David, o servo do rei Saul que fugiu de Israel. Já há muito tempo que está comigo e não encontrei nele nada de culpável, desde que cá chegou", foi a resposta de Aquis.
4-5 "Manda essa gente embora!", pediram-lhe, zangados. "É evidente que não irão à batalha connosco - voltar-se-iam contra nós; haveria melhor maneira, para eles, de se reconciliarem com o seu Senhor do que nos trairem durante a luta? Não te esqueças que este é o homem de quem as mulheres israelitas diziam a dançar, 'Saul matou mil, mas David dez mil!'"
6-7 Aquis acedeu por fim, e chamando David mais os companheiros: "Juro pelo Senhor, que vocês são os melhores homens que eu já tive, e a minha vontade é que viessem lutar connosco; mas os meus chefes militares não pensam assim. Por favor, não os irritem e vão-se embora sossegadamente."
8 "Que fizemos nós para merecer este tratamento?", perguntou David. "Porque não posso eu combater os vossos inimigos?"
9-10 "No que me diz respeito", insistiu Aquis, "tu és tão recto como um anjo de Deus. Mas é que os meus comandantes militares receiam ter-vos com eles durante a batalha. Por isso, levantem-se cedo e vão-se embora logo que amanheça."
11 Então David voltou para a terra dos filisteus, enquanto o exército deles se dirigia para Jezreel.
© 2018 ERF Medien