Schließen
BibleServer is a donation based project by ERF Medien. 25 € will help us to secure next years funding.
Ajuda

O Livro

Mais benefícios da sabedoria

1-2 Meu filho, não te esqueças do que te ensinei. Se quiseres ter uma vida longa e de paz não deixes os meus mandamentos.
3 Mantém na tua vida a bondade e a fidelidade. Escreve-as bem no teu íntimo.
4 E assim acharás o favor de Deus e a consideração dos homens.
5-6 Confia no Senhor e nunca em ti mesmo. Em tudo o que fizeres põe Deus em primeiro, e ele te dirigirá nos teus caminhos.
7-8 Não te consideres sábio aos teus próprios olhos. Teme o Senhor e volta as costas ao mal; quando assim fizeres gozarás de saúde e de vitalidade.
9-10 Honra o Senhor com os teus ganhos, com a primeira parte dos teus rendimentos, e ele encherá, a transbordar, os teus celeiros, correrão abundantes os teus vinhos, dos mais finos.
11-12 Meu filho, não te ressintas quando Deus te castigar e te corrigir. Porque ele repreende quem ama, tal como um pai corrige um filho a quem quer muito bem.
13-15 A pessoa que acha a sabedoria, que adquire a capacidade de avaliar o certo e o errado, essa é feliz. Porque isso é melhor do que grandes riquezas. A sabedoria vale mais do que jóias e ouro. Nada se lhe pode comparar.
16-18 A sabedoria dá uma vida longa, dá riquezas e honra. Os seus caminhos dão felicidade e paz. É uma árvore de vida, para os que comem os seus frutos; e felizes são os que nunca deixam de se alimentar deles.
19-20 Foi com essa sabedoria que o Senhor criou a Terra, assim como todo o universo, que as profundas fontes da Terra se abriram, e os céus derramaram as chuvas.
21-26 Meu filho, nunca deixes de ter diante de ti estes dois objectivos: fazer o que é recto, e ter bom senso; porque te encherão de viva energia e darão dignidade à tua pessoa. Então andarás com segurança, e sem risco de tropeçares. Poderás deitar-te e adormecer sossegadamente; não terás que recear catástrofes repentinas, nem as intrigas que gente malvada te engendrará. Porque o Senhor será a tua esperança, e estará contigo fazendo com que o teu andar na vida seja seguro.
27-28 Não te atrases em fazer o bem que deves a alguém, se nada te impedir disso. Não digas: "Olhe, fica para outra vez", se puderes pagar-lhe logo na ocasião.
29-30 Não trames o mal contra o teu próximo, pois que confia em ti. Não entres em disputas inúteis, particularmente com pessoas que nunca te fizeram mal.
31-33 Não tenhas inveja da gente violenta; não a imites. Porque o Senhor tem horror a pessoas assim, mas quer na sua intimidade os que andam rectamente. Os que querem mal a Deus, tanto eles como as suas casas, estão sob a maldição do Senhor. Mas os rectos, e tudo o que têm, beneficiam da sua bênção.
34 O Senhor rir-se-á dos que fazem troça de tudo, mas ajuda os humildes.
35 Os que têm a sabedoria adquirem honra; os insensatos só podem é cair na confusão.
© 2016 ERF Medien