Schließen
BibleServer is a donation based project by ERF Medien.
25 € will help us to secure next years funding.
Ajuda

O Livro

Tola

1-2 Após a morte de Abimeleque, o juiz seguinte que chefiou Israel foi Tola, filho de Puva e neto de Dodo da tribo de Issacar, mas que vivia na cidade de Samir, nas colinas de Efraim. Foi juiz de Israel durante vinte e três anos. Quando morreu foi enterrado em Samir.

Jair

3-5 Sucedeu-lhe Jair, um homem de Gileade, que julgou Israel por vinte e dois anos. Os seus trinta filhos deslocavam-se sempre montados sobre jumentos; cada um deles governava uma cidade na terra de Gileade, e que ainda são conhecidas por cidades de Jair. Quando morreu, Jair foi enterrado em Camom.

Jefta

6-10 O povo de Israel voltou a afastar-se do Senhor e a adorar os deuses dos pagãos, Baal e Astarote, assim como os deuses de Síria, de Sidom, de Moabe, de Amom e da Filístia. E não contentes, puseram ainda de lado o culto a Jeová, o qual ficou irado contra o seu povo; pelo que imediatamente permitiu aos filisteus e aos amonitas que começassem a atormentá-los. Estes ataques tiveram lugar não só a oriente do rio Jordão, na terra dos amorreus, ou seja em Gileade, mas também em Judá, em Benjamim e Efraim, pois que os amonitas não tinham dúvidas em atravessar o Jordão para assediar os israelitas. E esta situação prolongou-se por dezoito anos. Até que os israelitas se voltaram para Jeová novamente e imploraram-lhe que os salvasse. "Pecámos contra ti; esquecemo-nos de ti como nosso Deus e adorámos ídolos", confessaram.
11-14 Mas o Senhor respondeu-lhes: "Não fui eu mesmo quem vos salvou dos egípcios, dos amorreus, dos amonitas, dos filisteus, dos sidónios, dos amalequitas e dos amonitas? Houve porventura alguma vez em que vocês tenham clamado a mim e eu vos não tenha livrado? Mesmo assim continuam a pôr-me de lado e a adorar outros deuses. Por isso agora continuem como estão; vão-se embora, pois não vos salvarei mais. Vão dirigir preces a esses novos deuses que arranjaram. Que eles vos salvem agora dessa vossa angústia."
15 Mas continuaram a insistir e a implorar: "Sim, nós sabemos que pecámos. Castiga-nos como melhor entenderes, mas em todo o caso salva-nos uma vez mais dos nossos inimigos!"
16 Então destruíram os deuses estranhos que tinham, e passaram a adorar somente o Senhor, o qual ficou sensibilizado perante a miséria deles.
17 Os batalhões dos amonitas tinham sido mobilizados e reunidos em Gileade, preparando-se para um ataque ao exército de Israel em Mizpá.
18 "Quem vai comandar as nossas tropas contra os amonitas?", perguntavam-se uns aos outros os chefes de Gileade. "Quem se apresentar voluntariamente será o nosso rei."
© 2016 ERF Medien