Schließen
BibleServer is a donation based project by ERF Medien.
25 € will help us to secure next years funding.
Ajuda

O Livro

Mardoqueu é honrado e Hamã humilhado

1-2 Aconteceu no entanto que naquela mesma noite o rei teve insónias. E como não conseguia mesmo dormir, começou a pensar na história do seu reino. Mandou vir as crónicas do reino e foi cair sobre a passagem que relata como Mardoqueu denunciou a conspiração de Bigtã e de Teres, os dois eunucos do rei, que controlavam as entradas no palácio e que tinham tramado assassinar o soberano.
3 "Digam-me lá", perguntou depois o rei aos conselheiros, "que recompensa se deu afinal a Mardoqueu por esse acto?""Nada!", responderam-lhe. E ouvindo passos:
4 "Quem é que está no pátio exterior?", inquiriu o monarca. Era precisamente Hamã que vinha a entrar nesse pátio, para pedir ao rei que mandasse enforcar Mardoqueu na forca que fizera levantar.
5 Os pajens do rei disseram: "Hamã está ali fora.""Mandem-no entrar."
6 Assim que ele apareceu, o rei perguntou-lhe: "Que achas tu que deve ser feito a um homem de quem o rei se agrade profundamente?" O outro pensou: "De quem poderá ele agradar-se mais do que de mim?" E respondeu:
7-9 "Tragam-se as vestes que o rei costuma pôr, mais o cavalo que tem por hábito montar, assim como a coroa real, e dê-se instruções a um dos nobres que vista esse homem e que o conduza pelas ruas montado no cavalo real, proclamando à sua frente: 'Eis a maneira como o rei dá honra e quem verdadeiramente caiu nas suas graças!'"
10 "Óptimo!", concluiu o soberano. "Arranja depressa essa roupa real, mais o meu cavalo e faz exactamente como disseste com Mardoqueu, o judeu, que trabalha no controlo das entradas do palácio. Não alteres nada do que disseste."
11 Hamã teve então de mandar vir a roupagem, de a vestir em Mardoqueu, de pôr este sobre a montada real e de o levar pelas ruas proclamando: "Eis a forma como o rei honra quem sinceramente lhe agrada!"
12 Após isso Mardoqueu voltou para o seu trabalho, mas Hamã correu para casa profundamente humilhado.
13 Quando contou à mulher e aos amigos o que acontecera, disseram-lhe: "Se Mardoqueu é judeu, nunca conseguirás nada contra ele. Continuar a lutar contra ele pode ser-te fatal."
14 Enquanto discutiam ainda o assunto, chegaram os enviados do rei para o levar ao banquete de Ester.
© 2016 ERF Medien