Schließen
BibleServer is a donation based project by ERF Medien. 25 € will help us to secure next years funding.
Ajuda

O Livro

Atitude para com Deus

1 Quando entrares na casa de Deus, fá-lo numa atitude de reflexão! Entra com a intensão de escutar e não de oferecer sacrifícios como fazem os insensatos, que nem sequer compreendem que fazem mal.
2 Não fales precipitadamente, nem faças promessas irreflectidas a Deus, pois que ele está nos céus e tu, aqui na Terra; por isso mede bem o que dizes.
3 Assim como os muitos cuidados trazem insónias, assim também quanto mais se fala mais riscos se correm de se proferirem disparates.
4 Por isso, quando fizeres uma promessa a Deus, cumpre-a sem tardar; Deus não gosta de gente inconsequente. Cumpre pois aquilo que lhe prometeres fazer.
5 Vale muito mais não prometer coisa nenhuma do que prometer e depois não cumprir.
6 Neste caso, a tua boca fez-te pecar. Não tentes defender-te dizendo ao mensageiro de Deus que se tratou de um engano. Isso levantaria a cólera do Senhor o qual destruiria a tua prosperidade.
7 Andar na vida a sonhar, em vez de realizar actos concretos, é tão inútil como proferir muitos falatórios sem sentido. Por isso tem cuidado em temer Deus.

Riquezas são ilusão

8 Se vires algum pobre oprimido pelo rico e a violência substituindo a justiça, em qualquer ponto da terra, não te surpreendas! Porque cada funcionário está sob as ordens de um outro que lhe é superior, e o chefe de todos tem ainda alguém que lhe está por cima.
9 Mas todos devem poder usufruir do que a terra produz. Até o mais alto magistrado se serve dela.
10 Aquele que ama o dinheiro, nunca tem bastante. É uma loucura pensar-se que a riqueza traz felicidade!
11 Quanto mais tiveres, mais gastarás, até ao limite dos teus recursos; por isso de que serve ser rico? Apenas para ver o dinheiro fugir por entre os dedos!
12 O trabalhador dorme bem, que tenha pouco ou muito para comer; mas o rico, por causa dos muitos cuidados que lhe traz a fortuna, sofre de insónias.
13 Há mais uma outra situação dramática que verifiquei por toda a parte: é a de alguém que põe dinheiro de lado, mas para seu próprio mal.
14-15 Se lhe acontecer investir e perder capital num mau negócio, nada terá para deixar ao filho. Deverá deixar a terra tal como cá chegou - sem nada possuir.
16 Isto é igualmente um problema sério, porque todo o seu trabalho de nada lhe serviu; andou trabalhando para o vento.
17 Todo o resto da vida, a passará obscurecida por numerosos cuidados, irritações e sofrimentos.
18 No entanto uma coisa eu vi que é boa: uma pessoa comer e beber bem, e aproveitar dos resultados do seu trabalho durante o tempo de duração da vida que Deus lhe der. Essa é porção que lhe cabe.
19 Na verdade é muito bom se uma pessoa tiver recebido do Senhor riqueza e saúde para desfrutar dela. Gozar do seu trabalho e aceitar a parte que lhe toca na vida, isso é na verdade um dom de Deus. A pessoa que fizer isso não necessitará de olhar para trás com tristeza, porque Deus lhe enche o coração com felicidade.
© 2016 ERF Medien