Schließen
BibleServer is a donation based project by ERF Medien. 25 € will help us to secure next years funding.
Ajuda

O Livro

1 Mas será que com isto começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Precisamos, como outros fazem, de trazer cartas de recomendação para convosco ou que nos recomendam da vossa parte?
2-3 Porque a única carta de que precisamos são vocês mesmos, que são como uma carta que toda a gente pode conhecer e ler, escrita nos nossos corações.
4 Se ousamos dizer estas coisas sobre nós mesmos é pela grande confiança que temos em Deus através de Jesus Cristo
5 Não porque pensamos que podemos fazer alguma coisa por nós próprios. O único poder que possuímos vem de Deus.
6 É ele quem nos tornou aptos a expor aos outros o seu plano da salvação das gentes. E essa nossa mensagem não se baseia num código de leis a que se deva ou obedecer ou morrer; antes o que anunciamos é que existe uma vida nova através do Espírito Santo.

A glória do novo pacto

7 Aquele velho sistema da lei, gravado em pedras e que não podia senão conduzir à morte, teve início com uma grande manifestação de esplendor, que se revelou até no brilho do rosto de Moisés, que era tanto que o povo nem podia olhar para ele. E contudo esse brilho era apenas passageiro
8 Não devemos nós portanto esperar uma manifestação de glória muito maior no tempo actual em que o Espírito Santo nos comunica a vida divina?
9 Se o antigo pacto era glorioso, muito mais glorioso é o pacto que torna os homens justos perante Deus.
10 Com efeito, aquela primeira glória, que se manifestou no brilho do rosto de Moisés, não é nada em comparação com a deslumbrante glória do novo plano de Deus.
11 E se o velho sistema, que se tornou inútil porque fora destinado a ser transitório, estava cheio de glória celestial, a glória da nova ordem divina para a nossa salvação é certamente muito maior, porque essa sim é eterna.
12 E já que sabemos que esta nova glória nunca acabará, é com muito mais ousadia que pregamos.
13 Não somos como Moisés que colocou um véu sobre a sua face porque os israelitas não podiam suportar o brilho daquela glória, que era afinal transitória.
14 E até nem era só a face de Moisés que estava encoberta, mas as próprias mentes do povo estavam como que vendadas e obscurecidas. E ainda hoje em dia a mente dos judeus está encoberta por um véu, pois não podem compreender o sentido real das Escrituras que lhes são lidas. Esse véu só lhes é tirado ao crerem em Cristo.
15 É verdade que mesmo ainda hoje, quando lêem os escritos de Moisés, os seus corações permanecem obscurecidos.
16 Mas no momento em que se voltarem para o Senhor, então esse véu sobre os seus corações cairá.
17 O Senhor é o Espírito, e onde ele estiver reina a liberdade
18 E nós cristãos, sem véu de espécie alguma sobre os nossos rostos, somos como espelhos que reflectem a glória de Deus. E vamo-nos tornando cada vez mais semelhantes à imagem do Senhor, a qual reflectimos também cada vez mais fielmente.
© 2016 ERF Medien