Schließen
BibleServer is a donation based project by ERF Medien. 25 € will help us to secure next years funding.
Ajuda

O Livro

Os dons espirituais

1 E agora, irmãos, quero escrever-vos acerca dos dons espirituais que o Espírito Santo dá a cada um, pois é preciso que não haja qualquer confusão a esse respeito.
2 Lembram-se que antes de se tornarem cristãos eram levados a adorar ídolos, que nunca puderam dizer-vos uma palavra.
3 Portanto quero que saibam como discernir o que é verdadeiramente de Deus. Pois é desta maneira: Ninguém que fale pelo Espírito de Deus poderá dizer, "Jesus é maldito", e ninguém pode dizer conscientemente, "Jesus é o Senhor", se não for impulsionado pelo Espírito Santo.
4 Ora há diferentes espécies de dons espirituais, mas é do mesmo Espírito Santo que todas elas procedem.
5 Há várias espécies de serviço para Deus, mas é ao mesmo Senhor que estamos a servir.
6 Há muitas formas de Deus trabalhar nas nossas vidas, mas é sempre o mesmo Deus quem faz o trabalho em nós.
7 O Espírito Santo manifesta-se por intermédio de cada um de nós, para o que for útil à igreja.
8 A uma pessoa, o Espírito concede o dom da sabedoria; a outro, o dom do conhecimento, e tudo isto vem do mesmo Espírito.
9 A um outro, dá uma fé especial, e, a outro ainda, o poder de curar doentes.
10 Um tem o poder de fazer milagres, outro o de falar em nome de Deus. A outra pessoa, dá a capacidade de distinguir os espíritos. A uma pessoa, dá o poder de falar línguas que nunca aprendeu e, a outra pessoa, o de ser capaz de interpretar o que aquela outra diz.
11 E é sempre o mesmo e único Espírito Santo que dá todos estes dons, decidindo aquilo que deve ser atribuído a cada um.

Um corpo, muitas partes

12 O nosso corpo tem muitas partes, mas o conjunto constitui um só corpo. Assim é também o corpo de Cristo: cada um de nós é uma parte do corpo.
13 Uns são judeus, outros gentios; uns são escravos, outros são livres. Mas todos nós fomos baptizados no corpo de Cristo por um Espírito, e todos nós recebemos o mesmo Espírito.
14 Sim, o corpo tem muitas partes; não é constituído só de uma parte.
15 Se o pé disser, "Eu não faço parte do corpo porque não sou mão", não é por isso que ele deixa de ser parte do corpo.
16 E se o ouvido se pusesse a dizer, "Não pertenço ao corpo porque podia ser um olho, e afinal não passo de uma orelha". Seria por isso que faria menos parte do corpo?
17 Vamos supor que todo o corpo era olho; como é que se podia ouvir? Ou então se todo ele fosse um enorme ouvido, como se poderia cheirar?
18 Mas Deus formou-nos com muitas partes, e cada uma com a sua função própria.
19-20 E que coisa estranha seria um corpo humano com uma só parte! Mas não, são muitas as partes mas um só o corpo.
21 O olho nunca poderá dizer para a mão, "Não preciso de ti". Nem a cabeça poderá dizer aos pés, "Vocês são-me inúteis".
22 De facto, algumas partes que parecem mais fracas e menos importantes são realmente as mais necessárias.
23 E as partes que consideramos menos dignas são aquelas que vestimos com o maior cuidado. Protegemos cuidadosamente do olhar dos outros aquelas partes que não deveriam ser vistas,
24 enquento há outras partes que não precisam deste cuidado especial. Assim Deus juntou o corpo de tal maneira que são dadas honras extras às partes que têm menos dignidade.
25 Assim é criada uma harmonia entre os membros, de maneira que todos os membros cuidam uns dos outros igualmente.
26 Se uma parte sofre, todas as partes sofrem com essa, e se uma parte é honrada, todas as partes ficam satisfeitas.
27-28 Ora vocês formam o corpo de Cristo, e cada um separadamente constitui uma parte necessária desse corpo. É pois assim que na igreja Deus colocou, em primeiro lugar, apóstolos; em segundo, profetas; em terceiro, ensinadores; e depois os que fazem milagres, os que têm o dom de curar, outros o dom de ajudar o semelhante, outros sabem administrar a igreja, e outros ainda falam em línguas que nunca aprenderam.
29 Deverão ser todos apóstolos? Serão todos pregadores ou profetas? Tornar-se-ão todos ensinadores? Poderão todos fazer milagres?
30 Podem todos curar os doentes? Dá-nos Deus a todos capacidade de falar línguas que não conhecemos? Pode qualquer pessoa interpretar o que aqueles que têm esse dom dizem? Claro que não.
31 Contudo esforcem-se por serem capacitados com os dons mais importantes.
© 2016 ERF Medien